Spe Futuri, Investidores conversa com o BA Pedro Cruz e Rogério Nogueira, cofundador da Winegrid

De um lado, um business angel com quase três décadas de experiência em gestão. Do outro, um fundador que criou uma solução tecnológica inteligente para monitorizar o processo de vinificação, a Winegrid. Pedro Cruz e Rogério Nogueira são os convidados desta semana das conversas Spe Futuri, Investidores. Amanhã, pelas 12 horas, nas redes sociais do Link To Leaders.

Depois de um longo percurso internacional ligado à gestão, Pedro Cruz transformou-se em business angel e começou a investir em empresas, um trabalho que sempre o entusiasmou. Fez parte do painel da Portugal Ventures, onde analisou várias propostas de investimento, entre as quais a da Winegrid, que desde logo considerou ser uma oportunidade interessante, o que o levou a entrar nesta parceria.
Atualmente, está atento e procura oportunidades, na área das fintech, da cibersegurança e logística, concretamente no que concerne à otimização das rotas de entregas.

Rogério Nogueira, cofundador e CEO da Winegrid, criou o projeto em 2014 na sequência do percurso académico. Começou por desenvolver sensores aplicados a líquidos, de uma forma geral, inicialmente com a empresa Watgrid, até que em determinada altura descobriam as potencialidades da aplicação dos sensores ao vinho e foi assim que chegaram à Winegrid. A componente tecnológica é o elemento diferenciador da empresa que consegue digitalizar diversos processos da produção do vinho, desde a prensagem da uva, à etapa de fermentação e, posteriormente, à fase em que o vinho estagia em barricas e em que os sensores digitalizam o processo. A Winegrid consegue que um atividade altamente tradicional possa ser feita de forma digital mantendo a matriz criativa do enólogo.

Numa conversa de 30 minutos, os dois convidados partilham os objetivos dos projetos a que estão ligados, falam do cenário internacional de start-ups, do papel dos BA e dos venture capitalist, da importância das empresas serem globais e não apenas locais, do setor do vinho e do que a tecnologia pode fazer por esta atividade e ainda da ligação do mundo académico, e das universidades em particular, ao empresarial.

Acompanhe o Spe Futuri, Investidores nas redes sociais do Link To Leaders (Facebook, YouTube e LinkedIn) amanhã, pelas 12 horas. Uma conversa conduzida por Ricardo Luz.

Pedro Cruz é business angel e soma mais de 29 anos de experiência em gestão de negócios, com foco específico na FMCG e B2B. Nos últimos 10 anos, foi CEO da Gallo Worldwide JV, uma empresa de bandeira, com cadeia de abastecimento completa, fábrica e presença em 47 países. No seu papel de CEO da Gallo JV, Pedro Cruz representava a Unilever.

Antes disso, trabalhou nos setores de auditoria e da banca. Tem uma longa carreira internacional, com destaque em Portugal, Reino Unido, Brasil e Grécia, ao longo da qual, adquiriu experiência em turnarounds, spin-offs e na criação de subsidiárias empresariais, concretamente no Brasil e na China para expandir o negócio da Gallo. Na Grécia, liderou a reviravolta da Elais na preparação para a sua venda. No Reino Unido teve a seu cargo a responsabilidade de gestão de um negócio em toda a Europa.  Atualmente, Pedro Cruz é membro não executivo do conselho de administração da Watgrid.

Rogério Nogueira é o cofundador e CEO da fundador da empresa de base tecnológica Watgrid, empresa que fornece várias soluções de indústria 4.0, nomeadamente para o setor vínico. É doutorado em Física, pela Universidade de Aveiro, e possui um MIT Sloan Executive Certificate em Gestão, Liderança e Inovação (MIT Sloan School, EUA). Enquanto académico foi professor convidado na Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Saúde do Norte, NICT (Japão) e UTFPR (Brasil). É investigador principal no Instituto de Telecomunicações, vice-presidente e cofundador da Sociedade Portuguesa de Óptica (SPOF), presidente do comité territorial do International Commission for Optics e membro do Board of Stakeholders da Photonics21 PPP. É convidado regularmente pela Comissão Europeia e outros organismos europeus para exercer funções de perito científico externo. Publicou mais de 400 artigos científicos em revistas e conferências, patentes, livros e capítulos de livro nas áreas de sensores óticos, sendo orador convidado em diversas conferências internacionais.
Na indústria, Rogério Nogueira foi gestor de inovação na Nokia Siemens Networks e na Coriant em Portugal (2009-2013). Foi diretor-geral do Parque de Ciência e Inovação (2015-2017) em Aveiro.

Reveja as conversas anteriores:

António Murta, fundador e CEO da Pathena, e Renato Oliveira, fundador e CEO da eBankit.
João Brazão, CEO da Eureekka e business angel, e João Marques da Silva, CEO da CateringAssiste.
Francisco Horta e Costa, managing director da CBRE, e Ricardo Santos, CEO da start-up Heptasense.
João Arantes e Oliveira, fundador e partner da HCapital Partners, e Nuno Matos Sequeira, diretor da Solzaima.
Tim Vieira, CEO da Bravegeneration, e Pedro Lopes, fundador da Infinitebook.
Luís Manuel, diretor executivo da EDP Innovation, e Carlos Lei Santos, CEO e cofundador da HypeLabs.
António Miguel, fundador e CEO da MAZE, e Guilherme Guerra, fundador e CEO da Rnters.
João Amaro, Managing Partner da Inter-Risco, e Carlos Palhares, CEO da Mecwide.
Pedro Lourenço, administrador da Ideias Glaciares, e Pedro Almeida, fundador e CEO da MindProber.
Alexandre Santos, diretor de investimento na Sonae IM e cofundador da Bright Pixel, e João Aroso, cofundador e CEO da Advertio.
Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd Venture Capital, e Eduardo Freire Rodrigues, cofundador e CEO da UpHill.
Basílio Simões, business angel e fundador da Vega Ventures, e Gustavo Silva, cofundador e CMO da Homeit.
Manuel Tarré, presidente da Gelpeixe, e Nuno Melo, cofundador e sócio da Boost IT.
José Serra, fundador e managing partner da Olisipo Way, e Tocha Serra, Partner & Startup Spotter da Corpfolio.
Stephan Morais, fundador e diretor-geral da Indico Capital Partners, e André Jordão, CEO da Barkyn.
Ricardo Perdigão Henriques, CEO da Hovione Capital, e Nuno Prego Ramos, CEO da CellmAbs.
Pedro Ribeiro Santos, sócio da Armilar Venture Partners, e Jaime Jorge, CEO da Codacy.
Miguel Ribeiro Ferreira, investidor e chairman da Fonte Viva, e João Cortinhas, fundador e CEO da Swonkie.
Cíntia Mano, investidora que está ligada à REDangels e à COREangels Atlantic, e Marcelo Bastos, fundador da start-up Sizebay.
Diamantino Costa, cofundador da Ganexa Capital, e Nuno Almeida, CEO da Nourish Care.
David Malta, Venture Partner do fundo de investimento Vesalius Biocapital, e Daniela Seixas CEO da TonicApp.
Sérgio Rodrigues, presidente da Invicta Angels, e Ivo Marinho, cofundador e CEO da StoresAce.
Alexandre Barbosa, Managing Partner da Faber, e Carlos Silva, cofundador da Seedrs.
Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, e Nuno Brito Jorge, cofundador e CEO da GoParity.
Paulo Santos, managing partner da WiseNext, e Hugo Venâncio, CEO da Reatia.
João Matos, administrador executivo do dstgroup e presidente e CEO da  2bpartner, e Bruno Azevedo, CEO da AddVolt.
Luís Quaresma, partner da Iberis Capital, e Vasco Portugal, cofundador e CEO da Sensei.
Isabel Neves, business angel, e Rita Ribeiro da Silva, cofundadora da Skoach.
Pedro Tinoco Fraga, fundador da F3M e acionista da Braintrust, da BrainInvest e da BrainCapital, e César Martins, fundador e CEO da ChemiTek.
Roberto Branco, CEO da Beta Capital, e Luís Moreira, cofundador da Bullet Solutions.
Carlos Brazão, business angel, e Ricardo Mendes, cofundadores e CEO Vawlt Technologies.
Inês Lopo de Carvalho, partner da Crest Capital Partners, e António Brum, diretor-geral da Penta/CPM.
Luís Santos Carvalho, cofundador, partner e CFO da Vallis Capital Partners, e Óscar Salamanca, CEO da Smile-up.

Comentários

Artigos Relacionados