Sound Particles fecha ronda de 2,5 milhões de euros e prepara entrada em Los Angeles

O investimento que a Sound Particles acaba de receber será aplicado na introdução de novos desenvolvimentos tecnológicos do seu software e no reforço da sua presença mercado internacional através da abertura de um escritório em Los Angeles.
A empresa portuguesa de software de áudio Sound Particles fechou uma ronda de financiamento de 2,5 milhões de euros coliderada pela Indico Capital Partners e pela Iberis, e com participação do Fundo 200M.
“Esta ronda de 2.5 milhões de euros irá possibilitar a introdução de novos desenvolvimentos tecnológicos, consolidar a presença no mercado internacional através da abertura de um escritório em Los Angeles e promover o crescimento orgânico da empresa,” explica Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles.
A start-up irá lançar uma tecnologia de áudio 3D para headphones, consolidando a sua presença no espaço de gaming e realidade virtual, e aumentar a gama de produtos na área de produção musical. Uma das maiores possibilidades de crescimento para a empresa encontra-se no metaverso, para o qual esta tecnologia é ideal, afirma a start-up em comunicado.
Fundada em Leiria, em 2016, a Sound Particles tem vindo a mudar o paradigma do software áudio, ao adaptar princípios de computação gráfica ao som, possibilitando a criação de ambientes sonoros mais complexos, além de acelerar significativamente o ritmo de trabalho dos engenheiros de som.
Hoje, o software Sound Particles é utilizado em inúmeras produções cinematográficas célebres, tais como o Game of Thrones, Star Wars, Frozen e em vídeo jogos como o Fortnite, entre outros.
Segundo Stephan Morais, presidente da Indico Capital, “a Sound Particles foi a primeira start-up em que a Indico investiu, numa ronda pre-seed de 400 mil euros em 2019. Estamos muito satisfeitos, enquanto primeiros investidores, por ver a empresa atingir os seus objetivos e a desenvolver-se no mercado internacional, tendo não só uma tecnologia revolucionária, mas também uma equipa de gestão e desenvolvimento de produto robusta. Há ainda muito espaço para crescer, usando a mesma tecnologia, particularmente no que toca a headphones e ao metaverso.”
A Sound Particles recebeu o reconhecimento de idoneidade por parte da ANI – Agência Nacional de Inovação, o que permitiu o investimento por parte do Iberis, fundo de apoio à I&D reconhecido no âmbito do programa SIFIDE.