Negócio do mês: Sonae e JD criam o Iberian Sports Retail Group

A empresa portuguesa juntou-se à multinacional britânica JD para criar aquele que já é o segundo maior retalhista da Península Ibérica no setor do desporto.

Foi ontem anunciado à imprensa o fecho das negociações que já decorriam desde o primeiro trimestre de 2017. Com isto, a JD Sports Fashion Plc (JD Group), a JD Sprinter Holdings (JD Sprinter) e a Sonae SGPS SA fecham um acordo que junta quatro grandes marcas do mundo do desporto: Size?, JD, Sprinter e Sport Zone.

Esta parceria cria um novo grupo no mercado do desporto, intitulado Iberian Sports Retail Group (ISRG). O volume total de negócios estimado para 2017 destas quatro insígnias supera os 500 milhões de euros, o que corresponde a uma quota de 11% do mercado ibérico de desporto.

Este valor torna assim o grupo formado pelas multinacionais portuguesa e britânica no segundo maior player do universo desportivo da Península Ibérica, algo que Miguel Mota Freitas, CEO do ISRG, vê como a possibilidade de se transformar “no grande operador multimarca, líder do retalho desportivo na Península Ibérica”. O elevado conhecimento deste sector vai permitir uma gestão estratégica e operacional distintiva no mercado, capaz de gerar economias de escala e níveis elevados de rentabilidade.

O conjunto destes fatores poderá fazer crescer o número de lojas presentes em Portugal e Espanha, um número que já está acima das três centenas responsáveis por empregar mais de seis mil colaboradores.

“Esta união vai-nos permitir uma maior eficiência operativa. Queremos continuar a crescer para sermos o canal de retalho desportivo de referência em Portugal e Espanha, proporcionando ao cliente uma ampla oferta omnicanal de marcas e produtos desportivos”, concluiu Mota Freitas em comunicado.

Recorde-se que não é a primeira vez que a JD investe no mercado português. Em junho do ano passado a multinacional entrou com perto de 360 milhões de euros na Farfetch.

Comentários

Artigos Relacionados