Entrevista/ “Somos uma marca brasileira, portanto a adaptação cultural é sempre o primeiro passo”

Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário Portugal

“O ano de 2024 está e continuará a ser um ano desafiante para o Grupo Boticário em Portugal. No ano em que celebramos 38 anos de presença e atuação no país, queremos ser reconhecidos no mercado enquanto marca empregadora, ambientalmente ativa, socialmente responsável e atuar estrategicamente e com expertise”, afirma Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário Portugal.

Há quase quatro décadas que O Boticário faz parte da vida dos portugueses. Entrou em Portugal com a abertura de uma loja nas Amoreiras, em 1986, e hoje conta com 60 lojas físicas, 3 lojas Quem Disse, Berenice?, uma loja online e uma vasta rede de revendedores, reforçando o seu compromisso com o cuidado das pessoas através da beleza e da qualidade dos seus produtos.

No ano em que celebra 38 anos de presença em Portugal, a marca lança o programa ‘Empreendedoras da Beleza’, uma iniciativa já consolidada no Brasil e com mais de 21 mil pessoas formadas, direcionada a pessoas que queiram desenvolver ou aprimorar as suas qualificações profissionais no mercado da beleza. O projeto oferece cursos gratuitos, com certificação, abrindo portas para uma nova profissão e para uma nova fonte de rendimento. O período de candidaturas termina já no próximo domingo, dia 9 de junho.

Qual a sua missão enquanto Country Manager do Grupo Boticário Portugal?

O Grupo Boticário conta já com uma longa história no mercado da beleza, celebrando em 2024 38 anos em Portugal com as marcas de retalho O Boticário e Quem Disse, Berenice? O Grupo Boticário tem no seu ADN cinco grandes essências, que colocam sempre o nosso cliente no centro de todos os nossos projetos, no desenvolvimento de cada produto, mas, principalmente lembrando que temos um compromisso real em deixar uma marca positiva no planeta, seja atuando de forma ética em relação ao meio ambiente, à diversidade ou à equidade de género.

O grupo define-se como um ecossistema: cobre o ciclo completo do setor  laboratório – indústria – logística e retalho, e atua de forma integrada com marcas próprias, produtos licenciados e multimarcas. Guiados pela ética, acreditamos que as nossas decisões como pessoas e como empresa influenciam toda a nossa cadeia de valor. Orgulhamo-nos em contar com uma fundação de proteção à natureza, que conta com mais de três décadas de resultados na conservação da biodiversidade e no apoio à ciência, e com um instituto que executa de forma consistente a nossa estratégia de investimento social privado.

A proximidade está no nosso ADN e sente-se em todos os touch points da marca: nas nossas 60 lojas físicas; na relação com a nossa rede de revendedores, que tem crescido bastante nos últimos anos; na relação com quem compra os produtos na nossa loja online ou nos segue e acompanha o nosso trabalho nas redes sociais, e no cuidado com os nossos colaboradores, onde toda a história começa.

Assim sendo, enquanto Country Manager do Grupo Boticário em Portugal, a minha missão é garantir que estes valores e compromissos são colocados em prática e, acima de tudo, transformar o mundo através da beleza. Identifico-me muito com a essência e valores da marca e tento transmiti-los de forma genuína, sendo o principal exemplo para todos os colaboradores do Grupo Boticário.

“É um desafio desenvolver estratégias de marketing e comunicação eficazes e culturalmente sensíveis, que falem com os portugueses, para que eles se sintam representados, é essencial”.

Atualmente, quais são os seus principais desafios?

Particularmente, gosto muito de desafios. Afinal, são eles que nos fazem crescer e sair da zona de conforto. Atualmente, o meu principal desafio é estar sempre atenta às inovações e ao que os consumidores procuram. Somos uma marca brasileira, portanto a adaptação cultural é sempre o primeiro passo, sendo preciso entender e integrar na cultura local para garantir que a nossa marca ressoe com os consumidores portugueses, conquistando a confiança no meio de marcas já estabelecidas. Além disso, enfrentar as diferentes regulamentações e exigências legais em cada novo mercado é complexo e um ponto muito importante para que tudo corra da forma correta e com governança. Por fim, é um desafio desenvolver estratégias de marketing e comunicação eficazes e culturalmente sensíveis, que falem com os portugueses, para que eles se sintam representados, é essencial. Esses desafios exigem uma abordagem estratégica e adaptável para garantir o nosso sucesso internacional.

Em que é que consiste o projeto Empreendedoras da Beleza?

No Grupo Boticário temos como missão transformar o mundo através da beleza, e por isso, o nosso pilar de ESG é relevante em todas as frentes do negócio. O programa ‘Empreendedoras da Beleza’, já consolidado no Brasil e com mais de 21 mil pessoas formadas, chegou agora a Portugal com cursos lecionados por especialistas reconhecidos no mercado brasileiro, como professores da Escola Madre e da Escola Conquer, ambas com o objetivo de formar e alavancar o conhecimento e a vida dos participantes. Esta iniciativa é direcionada a pessoas que queiram desenvolver ou aprimorar as suas qualificações profissionais no mercado da Beleza. O projeto oferece cursos gratuitos, com certificação, abrindo portas para uma nova profissão e para uma nova fonte de rendimento e o período de candidaturas decorre até ao dia 9 de junho.

Os cursos contam com uma componente prática e, após concluídos, cada participante recebe um certificado atribuído pelas escolas. Os participantes podem escolher entre cursos como: Maquilhagem e Maquilhagem Avançada, com foco nas tendências da área, maquilhagens de longa duração e técnicas para respeitar e realçar a beleza de cada um, consoante as diferentes tonalidades e tipos de pele; Unhas, que abrange desde a parte estética até à saúde das unhas e normas de biossegurança, explorando as técnicas de manicure mais básicas como as mais avançadas; Alongamento de Unhas, para aprofundar a experiência em alongamento de unhas em acrílico; Hairstyling, focado nos conceitos essenciais para o cuidado de cabelos, como a sua fisiologia, os diferentes tipos de cabelos e a preparação para penteados em diferentes ocasiões; Vendas, onde serão explicadas as oportunidades existentes na área comercial, técnicas essenciais de vendas, como o atendimento ao cliente e estratégias comerciais; Empreendedorismo, no qual se ensinará aos futuros empreendedores a tirar os seus sonhos do papel, técnicas e dicas de planeamento financeiro e de gestão de comunidade e elementos chave para a evolução pessoal e profissional; Desenvolvimento Pessoal, para que os participantes desenvolvam habilidades comportamentais de autoconhecimento e de relacionamento com as pessoas ao seu redor; Empoderamento, curso que aborda os aspetos essenciais de saúde mental, desenvolvimento pessoal, autonomia financeira e principalmente a luta contra a violência doméstica e familiar, e CRIA, Criação de conteúdo e Influência digital, para conhecer melhor as redes sociais, aprender sobre as técnicas de comunicação e de planeamento, bem como aprenderem a analisar resultados.

Este projeto já mudou a vida de várias pessoas no Brasil e esperamos que isso também aconteça em Portugal. Acreditamos que o verdadeiro empoderamento surge não apenas do conhecimento adquirido, mas também da transformação que este traz para as nossas vidas.

“Com o programa ‘Empreendedoras da Beleza’, não estamos apenas a oferecer cursos gratuitos, mas a proporcionar oportunidades reais de crescimento e independência financeira (…)”.

Qual o objetivo?

Este projeto tem dois principais objetivos: fortalecer e posicionar o Grupo Boticário como uma marca socialmente responsável em Portugal e auxiliar na empregabilidade e desenvolvimento do país. Acima de tudo, o projeto ‘Empreendedoras da Beleza’ pretende mudar a vida das pessoas para melhor. Dar-lhes ferramentas e conhecimento, abrindo portas para uma nova profissão e para uma nova fonte de rendimento. Com o programa ‘Empreendedoras da Beleza’, não estamos apenas a oferecer cursos gratuitos, mas a proporcionar oportunidades reais de crescimento e independência financeira para todas as pessoas que tenham vontade de adquirir novos conhecimentos profissionais, de empreender ou criar novos caminhos para as suas vidas.

É mais uma prova da inquietude da empresa e do seu empenho em acrescentar valor não só aos consumidores, mas também de empoderar as mulheres?

Sim, este projeto é mais uma prova das responsabilidades sociais do Grupo Boticário em Portugal e na área da beleza. As práticas ESG são premissas inegociáveis do Grupo Boticário e queremos promover a beleza como instrumento de transformação. Com este projeto queremos ajudar a profissionalizar mais pessoas na área da beleza e, consequentemente, ajudar a empoderá-las não só no viés psicológico, mas também no económico.

O que é ainda preciso fazer para que as mulheres conquistem a independência financeira e melhorem a qualidade de vida?

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), analisados pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), em 2023 o número de trabalhadoras desempregadas em Portugal aumentou em 6,3% em comparação ao ano anterior, totalizando cerca de 183 mil mulheres desempregadas. Estes dados realçam a necessidade de agir e de promover iniciativas que proporcionem oportunidades de crescimento profissional. Acreditamos que iniciativas como o programa ‘Empreendedoras da Beleza’ sejam importantes nesta caminhada pela independência financeira e melhoria da qualidade de vida das mulheres, mas também acreditamos que se trata de uma caminhada longa e que necessita do apoio de toda a sociedade – empresas, Estado, etc.

Como avalia a liderança feminina nas empresas hoje em dia?

O Grupo Boticário demonstra um compromisso com a diversidade no seu quadro de colaboradores, com números que refletem uma representação significativa de mulheres (74% delas estão em cargos de liderança em Portugal)​. No entanto, atualmente, apenas 30% dos cargos de gestão das empresas em Portugal são ocupados por mulheres, uma percentagem que desce para os 27% quando considerados os cargos de liderança. Desde 2017 que o número de mulheres nestes cargos evoluiu muito lentamente e é necessário reverter esta tendência. Precisamos de uma sociedade mais igualitária e tal tem que começar nas empresas. Sentimos que  temos esta preocupação, mas é fulcral que a restante teia empresarial adote estes compromissos.

Há quase quatro décadas que o Boticário faz parte da vida dos portugueses e, ao longo deste tempo, a marca tem vindo a evoluir. Quais considera que têm sido as grandes mudanças/oportunidades do grupo?

O Grupo Boticário oferece uma variedade de produtos e serviços no setor de beleza. Dentro dos produtos de perfumaria e cosmética, oferece fragrâncias, cuidados com a pele, maquilhagem, produtos para banho e corpo, entre outros. Além disso, é também uma plataforma de retalho multimarca e marketplace. Diferencia-se no mercado de produtos de beleza, uma vez que 64% dos produtos contam com atributos de sustentabilidade, 19% utilizam processos sustentáveis, 90% são vegan (sem nenhum componente de origem animal), 30% utilizaram plástico de fonte renovável nas embalagens (PE verde)​ e 64% contêm material reciclado nas embalagens

O Grupo Boticário Portugal adota uma abordagem robusta para a inovação e desenvolvimento de novos produtos, integrando-os em todo o seu modelo de negócio e investindo em tecnologia e digitalização para criar soluções, experiências e serviços centrados no cliente e aqui há sempre mudanças e oportunidades para fazer mais e melhor.

“O melhor elogio que podem fazer ao Grupo Boticário é reconhecê-lo como uma empresa responsável, ética e que entende as necessidades do consumidor”.

Qual é o melhor elogio que podem fazer ao Grupo Boticário e qual é a crítica que mais lhe custa ouvir?

O melhor elogio que podem fazer ao Grupo Boticário é reconhecê-lo como uma empresa responsável, ética e que entende as necessidades do consumidor. Esse reconhecimento destaca os nossos valores fundamentais e o compromisso em entregar qualidade e integridade em tudo o que fazemos. Por outro lado, as críticas, creio eu, são muitas vezes construtivas e valiosas para o nosso crescimento; desafiam-nos a olhar com empatia e entender profundamente as áreas em que precisamos de evoluir, buscando sempre a melhoria contínua.

Como foi a evolução do grupo no mercado português?

A história do Grupo Boticário em Portugal remonta a 1977, quando foi fundada uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, Paraná, pelo visionário Miguel Krigsner. Inspirado pela alquimia dos cosméticos e pelas relações humanas, Krigsner sonhava em construir uma marca de beleza 100% brasileira, baseada no amor e no cuidado com as pessoas. Inicialmente, a farmácia focava-se em tratamentos personalizados, especialmente na área dermatológica, oferecendo um atendimento diferente num ambiente acolhedor. Com a confiança conquistada rapidamente pelos clientes e a qualidade dos produtos, a transição para a produção de cosméticos sob a marca O Boticário ocorreu naturalmente.

Em 1979, a primeira loja exclusiva da marca foi inaugurada no aeroporto de Curitiba, marcando o início da expansão da rede de perfumaria e cosmética. Ao longo dos anos, o Grupo Boticário tornou-se na maior rede do mundo nesse segmento, com mais de 4.000 lojas no Brasil e cerca de 600 pontos de venda em outros países, incluindo Portugal.

Em setembro de 1986, O Boticário abriu sua primeira loja em Portugal, no Centro Comercial Amoreiras, sendo pioneiro em lojas exclusivas de perfumaria e cosmética no país. A marca rapidamente se tornou popular entre os consumidores portugueses, estando presente nas suas rotinas diárias e em várias ocasiões especiais, desde o dia dos namorados ao Natal.

Atualmente, o Grupo Boticário em Portugal conta com 60 lojas físicas do Boticário, 3 lojas Quem Disse, Berenice?, uma loja online e uma vasta rede de revendedores, reforçando o seu compromisso com o cuidado das pessoas através da beleza e da qualidade dos seus produtos.

 Quais os objetivos do grupo para este ano em Portugal?

O ano de 2024 está e continuará a ser um ano desafiante para o Grupo Boticário em Portugal. No ano em que celebramos 38 anos de presença e atuação no país, queremos ser reconhecidos no mercado enquanto marca empregadora, ambientalmente ativa, socialmente responsável e atuar estrategicamente e com expertise.

Projetos para o futuro do Boticário em Portugal? Que outras iniciativas podemos esperar?

Este ano o Grupo Boticário pretende continuar a colocar sempre o nosso cliente no centro de todos os nossos projetos, no desenvolvimento de cada produto, deixando uma marca positiva no planeta, seja pela atuando de forma ética em relação ao meio ambiente, à diversidade ou à equidade de género.  Pretendemos continuar a agir de forma responsável para fora e para dentro do grupo. O cuidado com as nossas pessoas é fulcral para nós e, por isso, temos como objetivo realizar workshops sobre os temas de ESG, para fomentar a educação e compreensão dos nossos colaboradores sobre as áreas de atuação do Grupo Boticário, realizar mais eventos internos, mais teambuildings e continuar a oferecer apoio psicológico gratuito e a licença parental universal de 120 dias.

Teremos mais novidades até ao final do ano e estamos bastante entusiasmados com o que estamos a preparar, mas neste momento ainda não podemos desvendar nada. Apenas podemos garantir que serão projetos inovadores e alinhados com a missão e compromissos do Grupo Boticário.

“As experiências mais marcantes do meu percurso profissional incluem ser expatriada e recomeçar a vida noutro país, o que exigiu uma significativa adaptação cultural e profissional”.

O que destaca como experiências/ situações mais marcantes do seu percurso profissional quer pela positiva, quer pela negativa?

As experiências mais marcantes do meu percurso profissional incluem ser expatriada e recomeçar a vida noutro país, o que exigiu uma significativa adaptação cultural e profissional. Lidar com a saudade da família e amigos foi um desafio considerável, mas que fortaleceu a minha resiliência emocional. Positivamente, ser mãe novamente após muitos anos trouxe-me imensa alegria e renovou o meu propósito de vida. Equilibrar a vida pessoal e profissional tem sido um desafio contínuo, mas acredito ter encontrado um equilíbrio saudável que permite sucesso tanto na carreira quanto na vida pessoal. Essas experiências foram fundamentais para o meu desenvolvimento, ensinando-me a importância da resiliência, adaptação e priorização do que realmente importa.

Que conselhos daria a um jovem que quer fazer carreira na área da beleza?

A educação é a base de tudo, por isso, investir numa boa formação e, se for realmente para a área de beleza, procurar cursos específicos como cosmetologia, estética e maquilhagem. Manter-se sempre atualizado com as últimas tendências e técnicas, participando em workshops e conferências. Praticar continuamente para desenvolver e aperfeiçoar as suas habilidades. Construir um portfólio sólido que mostre o seu trabalho e a sua criatividade. Fazer networking para conhecer e aprender com profissionais estabelecidos na indústria. Oferecer um atendimento ao cliente excepcional, desenvolvendo habilidades de comunicação e empatia. Inovar e ser criativo para se destacar no mercado. Considerar empreender e diversificar os seus serviços. Cuidar da sua saúde e bem-estar para manter um equilíbrio saudável. Por fim, ter paixão pelo que faz e ser persistente, pois a dedicação é essencial para o sucesso a longo prazo na área da beleza.

Respostas rápidas:
Maior risco: A minha própria inquietude (equilibrar a minha busca constante por inovação com as necessidades operacionais do dia a dia)
Maior erro: O meu maior erro foi tentar fazer tudo sozinha no início da minha carreira. Eu achava que, como líder, era meu dever resolver todos os problemas e tomar todas as decisões. Com o tempo, aprendi que confiar na equipa e delegar responsabilidades não apenas alivia a carga, mas também permite que as pessoas cresçam e tragam novas perspectivas.
Maior lição: A importância de valorizar e ouvir minha equipa, percebi que grandes ideias e soluções muitas vezes vem de conversas colaborativas e abertas.
Maior conquista: A minha família (clichê mais verdadeiro). O apoio e o amor que eles me dão são a minha força real.

Comentários

Artigos Relacionados