Séries para empreendedores em início de carreira

Se ainda está a usufruir do período de descanso de final de ano e quer aproveitar para ver algumas séries televisivas, porque não focar-se naquelas que podem servir-lhe de inspiração ou mostrar-lhe o mundo real dos negócios.

Oferta televisiva não falta e muitas vezes a dificuldade, sobretudo quando o tempo é pouco e tem de ser bem aproveitado, está em escolher a melhor série para acompanhar. Se é um empreendedor ou um entusiasta do mundo das start-ups, há uma lista de 10 séries com as quais pode inspirar-se, aprender ou simplesmente passar umas boas horas de diversão. Seguimos as sugestões da EU-Startups.

Girlboss

Exibida na Netflix, esta série cómica acompanha a vida de Sophia, uma jovem que descobre a paixão pela moda e se torna inesperadamente uma mulher de negócios.
Vale a pena ver porque: é baseada numa história real, tem um registo cómico, mas leva à reflexão sobre a realidade de gerir um novo negócio.

 

Better Call Saul

A série, spin off de Breaking bad, segue o ex-vigarista Jimmy McGill enquanto ele se transforma num pequeno advogado e no alter ego de Saul Goodman. A série é um exemplo com o qual se pode sentir familiarizado no que toca à forma intensa de iniciar e desenvolver um negócio mantendo a atitude “fake it until you make it”. Está em exibição na Netflix. Vale a pena ver porque: recebeu ótimas críticas pela história e pelo desenvolvimento do personagem.

The StartUp

The StartUp é uma série dramática norte-americana protagonizada por Martin Freeman e Adam Brody. A trama segue o aparecimento da GenCoin, uma ideia de tecnologia centrada em moeda digital desenvolvida por três estranhos para esconderem dinheiro ilegal. O trio é perseguido por um agente que quer levá-los à justiça. Vale a pena ver porque: a história de três empreendedores que se unem pela ambição pessoal de fazer uma história de sucesso em tecnologia vai prender-lhe a atenção.

Dirty Money

Este documentário original da Netflix mergulha no mundo da corrupção, fraude e crime da economia mundial. Aborda histórias de escândalo e corrupção nos negócios, expondo atos de ganância e corrupção corporativa.
Vale a pena ver porque: faz uma abordagem crua sobre o mundo dos negócios e sobre o custo humano da ganância corporativa.

The Mind, Explained

Esta série, também da Netflix, explora o funcionamento interno do cérebro humano, abordando desde o sonho até aos transtornos de ansiedade. É fundamental para qualquer empreendedor compreender melhor como a mente funciona e o que motiva as pessoas.
Vale a pena ver porque: fornece insights para qualquer empreendedor perceber como as pessoas trabalham para liderar uma grande equipa e comercializar seus produtos / soluções com sucesso.

Workin’ Moms

Mais uma série cómica que mostra o outro lado da gestão de negócios de sucesso: a vida pessoal. Passada no Canadá e transmitida na Netflix, esta série conta a história de um grupo de amigas que partilham a luta pela maternidade urbana, procurando a sua identidade, mas tentando manter-se profissionais. Vale a pena ver porque: esta série lembra-nos que há mais na vida e que o profissionalismo constante é difícil.

Dragon’s Den

Do Reino Unido, esta série mostra um grupo de empreendedores que têm três minutos para apresentar suas ideias de negócios a cinco multimilionários que estão dispostos a investir dinheiro. É imperdível para qualquer pessoa interessada em negócios como inspiração e como uma lição sobre como fazer (ou não) um pitch. Vale a pena ver porque: se planeia abrir uma empresa, precisa saber como apresentá-la e ver esta série pode ser uma boa lição do que pode ou não fazer.

Ballers

Esta é uma série HBO protagonizada por Dwayne Johnson. Ballers é uma comédia dramática em que um jogador aposentado da NFL segue uma nova carreira como gerente financeiro. Conta a história familiar de como fazer uma mudança de carreira e gerir novos relacionamentos. Vale a pena ver porque: combina entretenimento com crítica social e enfatiza a emoção que envolve uma grande mudança de carreira.

Generation Wealth

Este documentário centra-se na crescente obsessão por riqueza e a corrida para ficar rico. Explora uma cultura crescente de materialismo, o culto da celebridade e obsessões com status social. A Generation Wealth analisa criticamente o desejo de ser rico – independentemente do custo. Vale a pena ver porque: é um alerta gritante sobre o lado negro do consumismo e pode ajudar a repensar os valores de sustentabilidade, centrados nas pessoas, ao configurar o seu negócio.

Inside Bill’s Brain, Decoding Bill Gates

David Guggenheim quer descobrir o que se passa na mente do fundador da Microsoft e ao longo de episódios de três horas dá-nos um pequeno vislumbre da infância, educação, crescimento da Microsoft e da vida familiar de Bill Gates. Vale a pena ver porque: é sempre interessante “entrar” na mente de uma personalidade como Gates.

Comentários

Artigos Relacionados