Conheça as cidades europeias onde o sol brilha mais horas

Gosta de destinos de férias soalheiros e está a planear uma viagem pela Europa? Então conheça as cidades onde o sol é rei, segundo o portal Holidu.
Se é daquelas pessoas que, agora que chegou a primavera, sonha com uns dias de férias em locais com sol, que lhe permitam esquecer os dias cinzentos e chuvosos do inverno, a plataforma Holidu facilita-lhe a vida ao listar as cidades na Europa onde pode usufruir do maior número de horas de sol. Assim, e com base na análise dos dados disponibilizados pelo World Weather Online – e em que foram consideradas todas as cidades europeias com mais de 200 mil habitantes, e a média de horas de sol por mês em cada cidade entre 2009 e 2025 – a plataforma criou um “guia” onde reúne as cidades europeias que têm mais sol.
E a “cidade sol” desta listagem é a espanhola Cartagena que, de acordo com a análise, acumula uma média mensal de 283 horas de sol, o equivalente a cerca de 12 dias. A temperatura mensal desta cidade portuária da região sudeste de Múrcia, ronda os 19ºC, com o período entre julho e agosto a atingir picos de 29ºC. Mas esta não a única localidade espanhola presente nos primeiros lugares ao ranking da Holidu. Aliás, as cinco primeiras cidades com mais horas de sol por mês são todas do nosso país vizinho: Alicante (279.6 horas), Malaga (279.3), Murcia (277) e Granada (274.4).

Fonte: Holidu.co.uk
Só Catânia, na ilha de Sicília, rompe esta hegemonia espanhola (que se estende a outras posições do ranking). A cidade italiana regista uma média de 273.7 horas de sol por mês. No total das 30 cidades listadas, destaque também para a presença da Grécia, com Atenas, de França, com Marselha, seguida de Nice e de Montpellier.
Portugal também tem duas cidades nesta lista: Lisboa que, com 237.6 horas de sol mensais, surge na 23.ª posição, e o Porto com 219.3 horas e na 28.ª posição.
Refira-se que o maior número de presenças cabe a Espanha, com 13 cidades, seguida de Itália com 11, e França com três cidades.