Santa Casa Challenge Extra COVID-19 seleciona 10 finalistas
Já estão escolhidos os projetos finalistas, nacionais e internacionais, que vão disputar o prémio do Santa Casa Challenge Extra COVID-19. O combate ao isolamento dos idosos foi o ponto de partida do concurso.
Na sequência da pandemia e como forma de encontrar soluções para combater o isolamento dos idosos, a Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, lançou uma edição extra do seu concurso anual de inovação digital com foco nos projetos que respondem às necessidades específicas dos idosos em situação de confinamento profilático ou isolamento social provocada pela Covid-19.
Analisados os 74 projetos candidatos, nacionais e internacionais (Brasil, Itália e Reino Unido, Bélgica e Alemanha), a organização revelou agora os nomes dos 10 projetos que vão disputar a final da competição. A shortlist reúne não só projetos de empreendedores, mas também de empresas como a Altice, Glint e Fujitsu , assim como dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
“Recebemos dezenas de candidaturas e o mais interessante foi perceber que o empreendedorismo e a responsabilização deste desafio não ficou apenas para os empreendedores, mas também para gigantes tecnológicas e o Estado, o que demonstra o interesse da sociedade civil e empresas públicas e privadas em querer agir e contribuir para a solução. Faremos agora o que nos cabe: apoiar e potenciar o empreendedorismo e inovação social, neste caso direcionado a uma população que está a ser fortemente impactada pela pandemia”, salientou Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto. Agora, frisou, “vamos selecionar e apoiar as soluções que se mostrarem mais aptas para fazer face ao isolamento dos idosos de forma definitiva.”
O vencedor (ou vencedores, porque o concurso prevê de um a quatro premiados), será conhecido no dia 27 de maio, num pitch transmitido no Facebook da Casa do Impacto. O prémio pode chegar aos 100 mil euros.
Projetos finalistas:
AlertCovidHome
Sistema analítico aplicado à telemonitorização digital que permite o acesso a cuidados e informações médicas, independentemente da distância física.
Ally Smart Check-In’s – Patient monitoring in Care Homes
Solução de monitorização de idosos que usa inteligência artificial, som e movimento para alertar através de uma aplicação móvel quando estes precisam de assistência.
COVIDtalk
App inclusiva que apoia pessoas idosas ou com deficiência visual no seu dia a dia a deslocarem-se dentro de casa ou em espaços públicos.
ELMO – Robô social e assistente virtual ligado a uma plataforma online que permite fornecer informação em tempo real e contatar outras pessoas de forma simples e imediata reduzindo a sensação de solidão.
FRÁGIL – Forma Rápida e ÁGIL de avaliar fragilidade do idoso ao domicílio
Solução portátil digital e integrada de recolha de dados para a avaliação da fragilidade muscular do idoso de forma quantificada e de acordo com os critérios sugeridos pela OMS.
HomeCare+ – Plataforma de geração de escalas dinâmicas otimizada e disponibilizada em formato user-friendly para SAD e outras valências.
Monitor Check – App web/mobile gamificada que assenta na gestão de utentes, promoção de cuidados de saúde remotos e incorporação de atividades lúdicas e didáticas para atenuar os efeitos do confinamento à população idosa.
Pharma.GPS – Aplicação que identifica a farmácia onde o produto poderá ser pedido, recolhido ou solicitar o seu envio para casa agilizando o início do plano de tratamentos.
SmartAL – Monitorização da Saúde à Distância
Solução desenhada para suportar serviços de Ambient Assisted Living que permite acompanhar, em tempo real, seniores e doentes crónicos, assim como situações de convalescença ou follow-up pós-hospitalar.
SNS24 – Linha de Aconselhamento Psicológico
Plataforma digital que permite aos profissionais realizar o registo da intervenção e consulta de conteúdos de apoio.