Multinacionais aderem ao teletrabalho a longo prazo

A pandemia levou muitas empresas a adotar o teletrabalho como regra e não como exceção. Algumas delas, inclusive, estão a prolongar o prazo de regresso dos colaboradores ao escritório. Veja alguns desses casos.

A Google, Uber ou Twitter são alguns exemplos de empresas que alargaram a sua política de trabalho a partir de casa ao longo de todo o ano.  Em alguns casos, os funcionários só terão de regressar aos escritórios em 2021. Noutros, as empresas estão mesmo a equacionar adotar o teletrabalho indefinidamente.

A verdade é que após a pandemia, mais de metade dos norte-americanos mostraram vontade de continuar a trabalhar a partir de casa. Por outro lado, dois terços das empresas podem vir a adotar o trabalho remoto como uma estratégia de negócio de longo prazo. São vários os exemplos de empresas que estão a ponderar este novo modelo de trabalho.

Uber
Informou os funcionários que podiam trabalhar a partir de casa até junho de 2021. A empresa vai disponibilizar-lhes um subsídio de 500 dólares (cerca de 400 euros) para criarem um escritório em casa.

Microsoft
Com sede em Redmond, Washington, a Microsoft planeia reabrir os escritórios em janeiro de 2021, apesar de inicialmente ter anunciado a intenção de reabrir já em outubro.

Google
Inicialmente, os planos da Google apontavam para que os funcionários regressassem à base, São Francisco, no início do mês passado. Posteriormente, mudaram essa intenção para setembro, mas, recentemente, anunciaram o alargamento da sua política de trabalho remoto para 2021.

Reuters
A agência noticiosa internacional informou os funcionários que podem trabalhar a partir de casa até janeiro de 2021.

Twitter
No passado mês de maio, o Twitter comunicou aos seus colaboradores que podiam trabalharem casa indefinidamente. Até ao final de 2020, a empresa suspendeu as viagens de negócios e os eventos presenciais.

Amazon
Janeiro de 2021 foi a data limite que a Amazon estipulou para os colaboradores continuarem no regime de teletrabalho. Outubro deste ano tinha sido o mês inicialmente referenciado, prazo que acabou por ser alargado.

Facebook
Mark Zuckerberg informou as suas equipas da possibilidade de muitos poderem trabalhar em home office. Por outro lado, tal como acontece com o Twitter, planeia manter o pessoal afastado do escritório até ao final de 2020.

Salesforce
Em maio, a Salesforce apresentou aos colaboradores a opção de trabalharem a partir de casa até 2021, ainda que os seus 160 escritórios em todo o mundo possam optar por outras datas

Spotify
Cada escritório Spotify é livre de funcionar de acordo com as diretrizes do governo de cada país onde a empresa está instalada. Contudo, mantêm a possibilidade dos seus empregados, em todo o mundo, poderem continuar a trabalhar a partir de casa até 2021.

Mastercard
Esta multinacional não planeia implementar um regresso formal ao escritório a curto prazo. A estratégia da Mastercard é permitir que os funcionários fiquem a trabalhar em casa até que se sintam suficientemente confortáveis para regressar à empresa.

Nielsen
A Nielsen planeia converter os seus escritórios em Nova Iorque em espaços de encontro para os colaboradores, à medida que continuam a trabalhar a partir de casa, mesmo depois de ultrapassada a pandemia.

Hitachi
O gigante japonês de eletrónica também permitiu que os funcionários trabalhassem em home offide durante a fase crítica da pandemia. Além disso, comprometeu-se a que 70% dos seus funcionários passem a trabalhar a partir de casa permanentemente.

Comentários

Artigos Relacionados