Samsung compra start-up espanhola para implementar tecnologia 5G
A multinacional sul coreana fechou a compra da espanhola Zhilabs para desenvolver a sua oferta de soluções com tecnologia 5G.
A Samsung Electronics anunciou ontem a aquisição da Zhilabs, uma start-up espanhola – conhecida pela sua especialização em Inteligência Artificial (AI) e análise de dados e redes – para desenvolver mais suas capacidades de 5G.
Instalada em Barcelona, a Zhilabs passa a pertencer integralmente à Samsung e manterá as suas operações de forma independente, divulgou a multinacional sul coreana em comunicado. A marca afirmou, ainda, que pretende continuar a investir na compra de empresas de tecnologias emergentes para desenvolver novas soluções de otimização de serviços sem a necessidade de intervenção humana.
Joan Raventós, CEO da Zhilabs, congratulou-se com o negócio. “Estamos muito satisfeitos por nos juntarmos à família Samsung Electronics e adicionar uma contribuição com os nossos produtos de software e tecnologia às soluções que a empresa oferece aos seus clientes”, frisou.
De acordo com a Samsung, a automação baseada em IA terá um papel central na introdução de novos serviços na era 5G, como a Internet das Coisas (IoT). “A transformação baseada em IA pode ser utilizada para analisar tráfego, classificar aplicações e melhorar a qualidade do serviço em geral, uma vez que as necessidades já não podem preenchidas com as soluções existentes”, salientou a empresa em comunicado.
“O 5G permitirá serviços sem precedentes atribuídos à geração de tráfego de dados exponencial, para o qual ferramentas de análise de rede automatizadas e inteligentes são vitais”, afirmou Youngky Kim, presidente da Samsung Electronics. “A aquisição da Zhilabs ajudará a Samsung a responder a essas necessidades para garantir que cada cliente recebe o melhor serviço possível”, referiu.
Recorde-se que em agosto, a Samsung anunciou a sua intenção de aumentar os investimentos, nos próximos três anos, nas áreas de inteligência artificial (IA), 5G, componentes eletrónicos e biofarmacêuticos.