Restaurantes que encontraram formas criativas de distanciamento social

Manequins, cortinas ou bonecos insufláveis são alguns exemplos da criatividade que os restaurantes estão a usar para manter a segurança entre os clientes.
À medida que o impacto da pandemia provocada pelo coronavírus começa a revelar os setores económicos mais afetados, há dois que saltam à vista: os restaurantes e bares. Mas agora que o mundo começa a “desconfinar”, o regresso à atividade de muitos destes espaços pelo mundo fora é marcado pela criatividade na forma como têm de cumprir as normas de saúde pública impostas pelos diferentes países.
A forma como muitos estão a usar barreiras de proteção, adereços ou toda uma panóplia de objetos para assegurar o devido distanciamento social, prova que a inovação, a originalidade e a criatividade conseguem tornar os restaurantes em animados espaços de convívio, apesar de todas as restrições sanitárias impostas. Aqui ficam alguns exemplos que o Whashington Post encontrou pelo mundo.
Bonecos insufláveis no The Open Hearth
Os donos deste restaurante em Greenville County, Estados Unidos, tiveram uma abordagem divertida às diretrizes relativas à capacidade de lugares sentados: encheram as cadeiras vazios com bonecos insufláveis vestidos para parecerem clientes. O restaurante tomou as precauções sanitárias exigidas, mas além disso, optou também por provocar algumas gargalhadas nos clientes ao fazer com que espaço pareça cheio com estes falsos clientes.
Manequins no The Inn, em Little Washington
Com três estrelas Michelin este restaurante de Washington, Estados Unidos, preparou-se para a sua reabertura enchendo a sala de jantar com manequins usando roupas ao estilo de 1940. O restaurante, conhecido pela sua teatralidade e ambiente glamoroso, quer tornar o espaço menos vazio, com um toque de arte performativa, à medida que os clientes regressam às suas rotinas normais.
Tubos borracha no Fish Tales
O distanciamento social neste restaurante em Ocean City, será aplicado de uma forma mais física. O restaurante lançou o que designa de “mesa de para-choques” para ajudar os clientes a manter 1,80m de distância quando abre. Assim, os clientes sentam-se numa mesa rolante que está rodeada por um tubo interno para que possam comer e socializar sem se preocuparem em se aproximarem demasiado de ninguém. É uma nova forma de manter todos em segurança, num registo divertido e descontraído.
Estufas no ETEN
O restaurante do Centro de Artes de Amesterdão inaugurou um projeto chamado “Serres Séparées, ou “estufas separadas”, que permite aos clientes sentarem-se em recintos individuais de vidro ao longo da marina de Oosterdok. Enquanto servem, os funcionários usam escudos e luvas de plástico e apresentam as refeições em caixas de vidro usando uma prancha de madeira comprida.
Cartões com figuras humanas no Five Dock Dining
Em Sydney, este moderno restaurante italiano implementou uma estratégia de baixa tecnologia para ajudar o espaço a parecer mais cheio. Recortes de cartão de clientes foram colocados em assentos aleatórios ao redor do restaurante, e um ruído de fundo imita o barulho de um restaurante lotado. Apenas são permitidos 10 clientes de cada vez.