Campeonato do Mundo de Futebol só com bilhetes digitais
O Campeonato do Mundo de Futebol do Catar é o primeiro com bilhetes exclusivamente digitais.
O recurso a tecnologia nos eventos desportivos ganha força no próximo Campeonato do Mundo de Futebol, que decorre no Catar de 20 de novembro a 18 de dezembro. Os bilhetes para o público em geral são 100% digitais e disponibilizados através de uma aplicação lançada pela FIFA.
Aquele que é considerado um dos maiores eventos desportivos do mundo, rende-se assim à tendência mundial do uso da tecnologia em grandes acontecimentos, uma forma, asseguram os especialistas, de garantir também uma maior segurança aos fãs do futebol ao tornar o processo de compra mais seguro e eficaz. Assim, através da tecnologia, os bilhetes comprados online serão carregados e ativados com uma app, na altura em que os adeptos acederam nos estádios para assistir aos jogos.
De acordo com a Fifa, já foram vendidos mais 2,45 milhões de bilhetes com o Catar, os EUA, a Inglaterra, a Arábia Saudita, o México, os Emirados Árabes Unidos, a França, a Argentina, o Brasil e a Alemanha a liderarem o ranking de compra de bilhetes por país de residência. O maior número de bilhetes comprados foi para jogos da fase de grupos como os Camarões/Brasil, Brasil/Sérvia, Portugal/Uruguai, Costa Rica/Alemanha e Austrália/Dinamarca.
Depois de adquirirem os bilhetes, os fãs podem ainda reservar alojamento e solicitar o cartão Hayya (o Fan ID) disponível em iOS e Android através da Hayya to Qatar 2022 app que servirá como uma permissão/visto de entrada no Catar para visitantes internacionais que viajam para o Campeonato. Assim, todos os espectadores, independentemente de serem residentes ou não, precisam do cartão Hayya (onde consta o nome do turista, número do passaporte, data de chegada e saída do país, além de informações relacionadas com o alojamento), conjuntamente com o bilhete do jogo para entrar nos estádios.