Quer desenvolver talento e obter resultados? Conheça as vantagens de investir em hierarquias horizontais.

Tecnológica Zühlke mostra como as hierarquias horizontais contribuem para o crescimento da organização e das suas pessoas, e aponta cinco benefícios.
A formação profissional e hard skills são essenciais para que as organizações aprofundem a qualidade dos seus resultados e prosperem. No entanto, há competências interpessoais, de comunicação e de produtividade dos colaboradores que as empresas devem valorizar e que acrescentam valor em projetos e funções paralelas, numa lógica de evolução horizontal.
“As soft skills e as áreas de interesse dos colaboradores vão muito além das funções mais técnicas que desempenham na organização. Promover o upskilling com oportunidades de progressão para uma hierarquia horizontal, em que cada pessoa pode desenvolver-se pessoal e profissionalmente em áreas e funções diferentes, traz mais valor ao produto final e aprofunda a satisfação com a empresa”, refere Hugo Sousa, Lead Cloud Architect & People Lead na Zühlke.
A consultora especializada em serviços de engenharia de software partilha os cinco benefícios de investir em hierarquias horizontais para desenvolver talento e resultados.
1. Compromisso e identificação com a empresa
O espaço para o crescimento profissional em diferentes áreas da organização mostra como esta está aberta a conhecer todas as dimensões das suas pessoas. Assim, é possível reforçar a identificação dos colaboradores com o projeto, ao incluí-los em várias vertentes com impacto relevante para a empresa.
2. Valorização e retenção de talento
A abertura para promover o crescimento dos colaboradores dentro da empresa, tanto nas suas funções como em áreas do seu interesse, mostra como os seus conhecimentos são essenciais para o futuro da organização. A par deste sentimento de valor, o facto de existirem oportunidades de formação e progressão dentro da empresa também promove a retenção dos colaboradores, que aqui veem espaço de crescimento profissional.
3. Inovação “fora da caixa”
Ao integrar os colaboradores em desafios e projetos além da sua expertise técnica, a empresa abre um leque de oportunidades para inovar em diferentes aspetos. A diversidade de ideias e percursos é a chave para a evolução, e o contributo que os profissionais trazem, por exemplo, para processos, gestão ou tomada de decisão, transforma o rumo da organização além do “óbvio”.
4. Reforço da cultura organizacional
Ao investir na progressão de carreira dos colaboradores, a organização beneficia também de conhecimentos essenciais sobre o funcionamento da organização já adquiridos pelos seus profissionais. Desta forma, é possível reforçar a cultura da empresa ao promover colaboradores que já “conhecem os cantos à casa” e que, por isso, podem integrar novos colegas na organização e reforçar o espírito de equipa.
5. Performance e resultados
A satisfação com a organização e o alinhamento com os objetivos de carreira são elementos de motivação e melhoria na performance dos colaboradores. Por consequência, também os resultados da empresa são impactados de forma positiva por esta relação, beneficiando de equipas mais motivadas, produtivas e focadas.