Quer controlar o stress e a ansiedade? Estas aplicações são para si.

Nunca se falou tanto de saúde mental e da sua importância como no atual contexto de pandemia. Conheça dez aplicações que apresentam soluções para aumentar a sensação de bem-estar e que o podem ajudar a cuidar mais de si.

Em Portugal, as doenças mentais e do comportamento são as segundas mais comuns. Representam 11,8% do total das doenças. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria Mental, mais frequentes que as perturbações mentais e do comportamento, só as doenças cérebro-cardiovasculares, com 13,7%. Em terceiro lugar, surgem as oncológicas, que representam 10,4% das doenças no país.

As perturbações mentais que estão relacionadas com a ansiedade são as que têm uma prevalência mais elevada (16,5), seguidas das perturbações do humor (7,9%).

A pandemia veio agravar estes números ao trazer novos desafios para a saúde mental. O medo da doença, as incertezas em relação ao futuro, a instabilidade económica e de carreira e a falta de convívio social podem aumentar os níveis de ansiedade e stress em pessoas saudáveis e intensificar sintomas naqueles que já têm algum transtorno psiquiátrico.

O estudo “Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19)”, coordenado pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, concluiu que cerca de 25% dos participantes apresenta sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático.

Nesse contexto, nunca foi tão importante encontrar formas de reduzir os níveis de insónia, tristeza prolongada, burnout e falta de energia. A boa notícia é que a tecnologia encontrou soluções para aumentar a sensação de bem-estar através da monitorização, por exemplo, do sono, programas de atenção plena, exercícios físicos e dicas de meditação.

O Link To Leaders complicou uma lista de dez aplicações que o podem ajudar a cuidar da sua saúde mental.

1. Bloom
Bloom é uma aplicação que compila mais de 500 exercícios de terapia cognitivo-comportamental que, com a ajuda de um guia, permite ao utilizador obter sessões diárias de coaching personalizadas para controlar o stress e a ansiedade, melhorar o sono, construir hábitos melhores e promover relacionamentos mais fortes. A app combina aulas interativas em vídeo com o registo de emoções no formato de um diário para cuidar do bem estar mental.

A Bloom pode ser descarregada de forma gratuita, mas a sua utilização requer a assinatura de uma subscrição (15,99 euros /mês, 65,99€/ano, 449,99 euros/vitalício).

2. Brain.fm
Ao unir a neurociência auditiva à inteligência artificial, a Brain.fm reúne uma lista de reprodução de músicas elaboradas para estimular a concentração do cérebro e melhorar o foco, o estado de relaxamento e até o sono. A inteligência artificial compõe músicas com modulação rítmica específica que interagem diretamente com o cérebro, impedindo que o utilizador se distraia.

Segundo os responsáveis pela Brain.fm, são precisos cerca de 10 minutos para que o cérebro atinja os resultados desejados ao ouvir as playlists. Em 2017, a empresa recebeu uma bolsa de 225 mil dólares (188 mil euros) da National Science Foundation – agência norte-americana que promove pesquisa e educação em diversos campos da ciência e da engenharia – para analisar o efeito da música em pessoas que sofrem de falta de concentração no trabalho, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

A Brain.fm está disponível em browser, iOS e Android, por 6,99 dólares (5,84 euros) por mês ou 49,99 dólares (41,80 euros) por ano.

3.Calm
Se procura uma app que o ajude a dormir melhor, a Calm pode ser a solução. Lançada em 2012, esta plataforma de relaxamento oferece exercícios de respiração, músicas calma e programas de meditação guiada que vão de três a 25 minutos para reduzir a ansiedade e melhorar a concentração e a qualidade do sono.

Disponível para iOS e Android, com uma interface 100% em português, a aplicação conta ainda com sons de ondas do mar, chuva forte, programas de atenção plena, treinos de alongamento do corpo e uma biblioteca de histórias para ajudar a dormir, narradas por celebridades como o atleta LeBron James, Laura Dern, Matthew McConaughey e Kelly Rowland, entre outras.

Em fevereiro de 2019, a Calm levantou 88 milhões de dólares (74 milhões de euros) numa ronda de financiamento da série B, que fez com que a empresa se tornasse na primeira start-up unicórnio de saúde mental. Eleita app do ano pela Apple em 2017, a Calm é gratuita, mas possui recursos exclusivos na versão paga, a partir de 69,99 dólares (58,52 euros) por ano.

4. Cíngulo
Desenvolvida como uma ferramenta de terapia guiada, a Cíngulo procura aliviar crises de ansiedade, stress, baixa autoestima, medo e falta de ânimo, entre outras. A app oferece testes de personalidade para traçar o perfil do utilizador e cria um programa com sessões em áudio, dedicadas a cada estado emocional, que ajudam a superar os desafios identificados.

São mais de 145 sessões de meditação e autoconhecimento, divididas em técnicas e atividades práticas sobre os temas mais importantes para cuidar da saúde. Para lidar rapidamente com situações críticas de ansiedade e stress, a plataforma conta com um recurso SOS, com soluções que agem rápida e diretamente nas crises identificadas para o utilizador voltar ao seu estado de equilíbrio em até 25 minutos.

Desenvolvida pelos brasileiros Gustavo Ottoni e Diogo Lara, médicos psiquiatras e doutorados em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Cíngulo foi escolhida pela Google como a melhor app de 2019. A app está disponível gratuitamente para iOS e Android, e oferece acesso ilimitado ao conteúdo com o plano de assinatura semestral de 99,90 reais (14,65 euros).

5. Happify
Desenvolvida com o apoio de especialistas em psicologia cognitivo-comportamental, esta plataforma nasceu com a promessa de ajudar os utilizadores a viverem mais felizes. A Happify foi projetada para pessoas com uma vida ocupada, disponibilizando atividades simples e interativas, com exercícios práticos e jogos que contribuem para libertar o stress e aumentar o bem-estar emocional.

Através de técnicas de psicologia positiva – focadas na construção de competências para conquistar um estado de felicidade mais duradouro e genuíno – , atenção plena, terapia focada na solução e mindfulness, os utilizadores recebem uma série de ferramentas e artigos científicos para atingir os objetivos de crescimento pessoal, atenção plena e meditação, trabalho e dinheiro, relacionamento e saúde e bem-estar.

Os utilizadores podem optar por manter o perfil privado e usar a app por conta própria. Para aqueles que preferem interagir com outras pessoas, trocar histórias e partilhar o seu progresso, a Happify oferece um recurso de comunidade.

Segundo dados divulgados pela Happify, 86% das pessoas que usam a app regularmente relatam sentirem-se melhor em dois meses. A versão disponível para assinatura – de 139,99 dólares (117,01 euros) por ano – conta com acesso ilimitado a todas as atividades, acompanhamento do progresso, dicas e insights personalizados e meditações guiadas.

6. Headspace
Headspace foi criada para efeitos de meditação e relaxamento, com um grande foco na importância do sono para o bem-estar pessoal. Um do seus criadores, Andy Puddicombe, foi monge budista durante 10 anos, depois decidiu aplicar as técnicas do budismo no universo empresarial, acabando por desenvolver esta aplicação. Para que cada vez mais pessoas pudessem vivenciar os benefícios da meditação a qualquer hora e em qualquer lugar, a Headspace acaba por ser um guia de meditação pessoal que cabe no bolso, equipado com uma biblioteca de sons e exercícios audiovisuais para relaxar e dormir de forma mais tranquila.

Esta aplicação pode ser descarregada gratuitamente e dispõe de um curso básico de 10 dias para iniciantes na meditação, onde podem aprender o essencial desta técnica. Para uma experiência mais abrangente, existe a subscrição Headspace Plus, que oferece o acesso a mini meditações (para quando o tempo for mais limitado) e a exercícios para fortalecer a atenção e melhorar o sono. Com a assinatura anual (57,99 euros, equivale a 4,83 euros/mês), as primeiras 2 semanas são grátis. Para quem ainda não tem a certeza se quer fazer um investimento tão grande, existe uma assinatura mensal (12,99 euros), na qual a primeira semana é grátis.

7. Nike Training Club
Ao considerar a importância do exercício físico regular para a libertação das hormonas do prazer e bem-estar como a dopamina e a serotonina, a Nike lançou uma app para quem quer manter os treinos mesmo dentro de casa. Com mais de 185 atividades gratuitas que vão desde força e cardio a sessões de yoga e mobilidade, as aulas são ministradas com instruções de áudio e vídeo, para que o utilizador reproduza os movimentos exibidos no ecrã do smartphone.

A principal vantagem é que muitas das atividades podem ser feitas sem a necessidade de equipamentos de ginásio. A plataforma oferece uma lista de atividades específicas para cada estilo de vida, como treinos para espaços pequenos, impulsionamento do humor, rejuvenescimento com ioga e muitas outras. Os tempos de treino variam de cinco a 45 minutos, em diferentes níveis de intensidade e objetivos.

O serviço, que estava disponível por assinatura até o início da pandemia, tornou-se gratuito no final de março, quando a marca tomou a decisão de facilitar a vida de quem pratica exercício físico e se viu obrigado a ficar em casa. A Nike Training Club funciona com o Apple Health – aplicação de saúde e fitness -, para sincronizar treinos e registar dados de frequência cardíaca, e está disponível para iOS e Android.

8. Rootd
A Rootd é uma aplicação destinada a quem tem ansiedade e sofre de ataques de pânico. Através de um botão, o utilizador pode aliviar esses sintomas com duas opções à escolha: uma para quando a pessoa está pronta a enfrentar o ataque de pânico e outra para encontrar conforto o mais rápido possível, através de explicações que visam a racionalização dos sintomas, ajudando a encontrar uma forma de os controlar.  A app tem ainda um assistente, o Roony, que ensina exercícios de respiração e meditação.

Caso o Roony não seja suficiente, também pode ser indicado um “contacto de emergência”, como um amigo, um membro de família ou um centro de ajuda próximo para o qual ligar. Além disso, a aplicação procura também garantir uma melhoria a longo prazo. Para tal, estão disponíveis lições de compreensão sobre o que é a ansiedade, motivos pelos quais ela aparece e como controlá-la. À medida que se avança nas lições, são apresentadas estatísticas sobre o progresso do utilizador e os mecanismos que funcionam melhor.

Apesar da aplicação funcionar gratuitamente, para aceder às lições de curto e longo prazo é necessária uma subscrição premium (6,49 euro/mês, 59,99€/ano, 159,99 euros/vitalício).

9.Stoic.
Stoic. é uma aplicação de bem estar desenhada de acordo com os princípios do Estoicismo, para ajudar a lidar com o stress, aumentar a produtividade e construir mecanismos de resiliência. Esta app permite o registo diário de comportamentos e estados de espírito, mas também conta com outras funcionalidades, como exercícios de meditação e reflexão. É ideal para quem procura ser mais organizado, contribuindo para a criação de rotinas ao estabelecer metas diárias. À medida que o utilizador vai interagindo com a app, a Stoic. vai aprendendo o que funciona com o utilizador e adaptando as funcionalidades para uma experiência mais personalizada.

A aplicação pode ser descarregada e utilizada gratuitamente, mas tem ainda a opção de uma subscrição premium (7,49 euros/mês, 41,99€/ano, 104,99 euros/vitalício), com mais funcionalidades.

10. Youper
Youper é uma plataforma de terapia com recurso às tecnologias de inteligência artificial, tendo em vista a melhoria da saúde mental. Através de um chatbot, a Youper disponibiliza exercícios que se assemelham a uma conversa com um amigo, para aliviar o stress e a ansiedade. As sessões são guiadas de forma personalizada pelo chatbot para que o utilizador consiga aumentar a felicidade, encontrar motivação, sentir-se mais calmo, praticar a gratidão, melhorar o sono, mudar pensamentos negativos e lidar com situações difíceis. Além disso, a app inclui uma biblioteca de sons calmantes para ajudar a relaxar.

Apesar de a aplicação estar disponível de forma gratuita, o acesso à maioria das funcionalidades exige a assinatura de uma subscrição paga (16,49 euros/mês, 99,99 euros/ano, 449,99 euros/vitalício).

 

Comentários

Artigos Relacionados