Quer adquirir competências digitais? Identifique o perfil em que se encaixa.

94% dos profissionais ficaria mais tempo numa empresa se esta investisse na sua formação, revela relatório da Salesforce que identifica os seis perfis de aprendizagem de competências digitais mais comuns.

A maioria dos profissionais (94%) valoriza a formação que é dada pelas entidades patronais e ficaria mais tempo nas empresas se estas investissem na sua formação e desenvolvimento, revelam dados do Salesforce 2022 Global Digital Skills Index, elaborado pela Salesforce.

O relatório conclui que três em cada quatro pessoas a nível global acreditam que não têm recursos para aprenderem as competências digitais que necessitam para terem sucesso.

“Os perfis de aprendizagem ajudam os profissionais a autoidentificarem a sua preparação para aprenderem novas competências digitais e fornecem recomendações de próximos passos para a evoluções da aprendizagem”, explica o relatório que conclui que 82% dos inquiridos têm planos de upskilling.

Tendo em conta esta realidade, a Salesforce identificou os seis perfis de aprendizagem de competências digitais, que podem ser organizados em três categorias: Future Learners, proativos na procura das competências de hoje; Face-Value Learners, confortáveis com as competências de hoje e Familiar Learners, que se sentem preparados para se adaptarem às mudanças de hoje e no futuro.

1. Os Future Learners são ágeis e estão cheios de esperança
Os Future Learners, que são proativos na procura das competências, sentem-se preparados para se adaptarem às mudanças e estão confiantes quanto à capacidade de se manterem atualizados. Este grupo aprender melhor de forma visual, com atividades práticas, e tem melhores hipóteses de sucesso ao participar proativamente no avanço das suas competências digitais. 94% diz que ficaria mais tempo na empresa se esta investisse no seu desenvolvimento.

Dar mais poder aos colaboradores, com os recursos que necessitam para estarem mais preparados para as mudanças tecnológicas, ajuda-os a construírem as suas carreiras. Este posicionamento pode levar à criação de novas oportunidades de negócio, dando uso às novas competências digitais aprendidas, explica a Salesforce em comunicado.

2. Os Face-Value Learners estão preparados para as competências de hoje
Os Face-Value Learners sentem-se preparados com as competências digitais de hoje e estão confortáveis nos atuais ambientes de trabalho. Nos escritórios, são as mulheres que representam a maioria destes perfis (55 a 58%), comparando com outros perfis de aprendizagem.

O relatório Salesforce Digital Skills Index indica que estes profissionais foram os que mais evoluíram nas tecnologias de colaboração, com apenas 25% a afirmar ser ‘Avançado’ neste tipo de competências. Na geração Z, são poucos os que se dizem preparados e com nível ‘Avançado’ em tecnologia como Código (20%), encriptação e cibersegurança (18%) e IA (7%), embora reconheçam a sua importância.

3. Os Familiar Learners estão a começar a sua viagem
Os Familiar Learners, que se sentem preparados para se adaptarem às mudanças de hoje e no futuro, operam a um nível de principiante no espaço de trabalho digital e não desenvolvem de forma ativa as competências atuais ou do futuro. A grande maioria são mulheres (61-64%).

Comentários

Artigos Relacionados