Entrevista/ “Quando a água encontra uma pedra no rio não bate de frente com ela, mas contorna-a”

Tiago Brunet, autor do livro “Especialista em Pessoas”

“Torne-se um especialista em pessoas e alcance o sucesso e a felicidade”. É este o desafio lançado por Tiago Brunet que esteve esta semana em Portugal para o lançamento do seu livro “Especialista em Pessoas”. O Link To Leaders falou com o autor e influenciador que conta com mais de meio milhão de livros vendidos no Brasil.

Orador e uma das principais referências no treino de líderes, o brasileiro Tiago Brunet é um fenómeno de vendas no Brasil com mais de meio milhão de livros vendidos. Em 2014, a empresa de que era dono faliu e, após viver
e vencer uma crise financeira e pessoal, Tiago Brunet decidiu contar a sua experiência ao mundo e
ensinar o seu método a milhões de pessoas.

O autor mostra que o caminho para a realização pessoal e profissional passa por sabermos lidar com todo
o tipo de pessoas e, através de ferramentas práticas e ensinamentos milenares e bíblicos, ensina a estabelecer
amizades e a resolver problemas e conflitos.

Atualmente, Tiago Brunet é CEO do Instituto Destiny e mentor do Centro de Inteligência e Desenvolvimento e do Clube de Inteligência. Esteve esta semana em Portugal para o lançamento do seu livro “Especialista em Pessoas”.

Quem é Tiago Brunet? Como se define?
Sou mensageiro das boas notícias, dos princípios milenares, especialista em inteligência emocional e escritor brasileiro. Tenho 41 anos.

O que o levou a lançar o livro “Especialista em Pessoas”?
Percebi que não faremos nada na vida sem a ajuda das pessoas. A nossa felicidade e tristeza, sucesso e fracasso, uma vida agradável ou detestável passa por pessoas. Então, resolvi estudar, tendo em conta os princípios milenares, o que precisa de ser feito para que as pessoas saibam lidar com pessoas. E isso deu origem ao livro “Especialista em Pessoas”.

Que mensagens quer passar com o seu novo livro?
Que todos precisam de entender que as pessoas ferem pessoas e que as pessoas curam pessoas. Para chegar onde tanto sonha, deve saber lidar com elas. O livro é um manual de instruções para transformar leitores em especialistas em pessoas.

Que conselhos dá para se lidar com todo o tipo de pessoas, principalmente com as mais difíceis?
Entenda que pessoas difíceis precisam de ser contornadas. Flexibilidade e paciência são a chave. Quando a água encontra uma pedra no rio não bate de frente com ela, mas contorna-a. Há pessoas que são como pedras no nosso caminho e não adianta magoar o pé a dar pontapés nas pedras.

O que falta aos líderes de hoje para saberem lidar com todo o tipo de pessoas?
Saber que as pessoas são diferentes e, sendo assim, precisam de atenção e cuidados diferentes.

Quais os sinais que os líderes de hoje não devem ignorar?
Sinais de tristeza, pois a raiz pode ser muito mais séria e profunda do que a pessoa está a demonstrar.

Qual é a importância do bom relacionamento para a vida profissional?
Um bom relacionamento é importante para todas as esferas da vida. Uma pessoa agradável, que fala pouco e ouve mais, que realmente se interessa pelo outro, que segue os princípios milenares, torna melhor qualquer ambiente. Os amigos vão querer essa pessoa por perto, o chefe vai querer promovê-la e a família vai sempre procurá-lo.

Porque se julga hoje em dia mais pela aparência do que pela essência?
Esse comportamento não é de hoje. Há milénios que é assim. A forma como nos vestimos, falamos, andamos, gesticulamos cria uma imagem. É preciso ter atenção ais sinais que emitimos, pois as pessoas vão julgar-nos com base nisso. Isso funciona muito, por exemplo, para os aspetos sociais, económicos e profissionais. Por outro lado, temos que entender que o que as pessoas têm no coração será sempre mais importante.

Quem são as pessoas que mais o procuram?
A maioria são pessoas que precisam de uma direção na vida emocional, justamente para lidar com pessoas. Muitas delas já tiveram muitas conquistas na vida, mas estão perdidas nas emoções.

Em 2014, a empresa que geria faliu. Que lições tira desta experiência?
A não cometer os mesmos erros que me levaram à ruína. Quebrei por desobedecer a alguns princípios, mas levantei-me porque tomei a decisão de cumpri-los.

Quais os episódios que mais o marcaram?
O Natal em que eu não tinha em casa comida e até faltou o papel higiénico. Estava com a minha esposa e, naquela época, com dois filhos pequenos (hoje tenho mais dois). Eu estava a sentir-me derrotado. Era noite de Natal e não tinha um jantar para a minha família.

Se pudesse, o que teria feito de diferente hoje?
Ouviria mais conselhos, controlaria minhas emoções, cortaria o orgulho e seguiria os princípios milenares fielmente.

Projetos que gostaria de fazer no futuro?
Projetos que vão reduzir drasticamente a pobreza espiritual, emocional e financeira de todos que passarem pela minha vida.

Respostas rápidas:
O maior risco: Não cumprir o meu propósito.
O maior erro: Ter confiado demais nas minhas emoções.
A maior lição: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23 NVI.
A maior conquista: Minha família.

Comentários

Artigos Relacionados