Quer que a sua start-up cresça? Concentre-se em algumas áreas.
Fazer as contratações certas, formar e cuidar das equipas são domínios a que qualquer empreendedor deve estar particularmente atento se quer ser bem-sucedido.
No início de uma start-up, o empreendedor tem uma visão sobre como quer implementar o negócio e, habitualmente, é ele que concentra a gestão. Porém, à medida que a empresa vai crescendo é preciso delegar e fomentar o desenvolvimento da equipa, porque para avançar para a etapa seguinte, ou seja, passar de start-up para uma empresa de maior dimensão, é necessário delegar as tarefas do dia a dia e focar-se em prioridades mais estratégicas que ajudem o negócio a crescer para o próximo nível. Michael Praeger, CEO da AvidXchange, uma empresa tecnológica, passou por essas “dores de crescimento” e partilhou na Forbes algumas sugestões de como este processo pode ser facilitado.
Contratar bem para crescer
Muitas start-ups alcançam números de faturação interessantes, mas depois não conseguem avançar, muitas vezes, porque não fizeram as contratações necessárias atempadamente para avançar no caminho do crescimento.
Se o empreendedor quer que o seu projeto cresça tem que conhecer as limitações da equipa e contratar os recursos necessários para preencher as lacunas. Os parâmetros de contratação, como o tipo de competências, qualidades pessoais e nível de experiência, mudam com a evolução da própria empresa. Como nos primeiros tempos de atividade a empresa poderá não ter disponibilidade financeira para contratar os perfis ideais, o empreendedor poderá apostar em colaboradores que se sintam motivados e empenhados por fazer parte de um negócio em crescimento. Deste modo, as contratações mais caras poderão ficar para uma fase posterior em que a empresa tenha mais robustez financeira. À medida que a start-up e os orçamentos aumentem, o empreendedor pode concentrar-se em procurar recursos humanos com novos conhecimentos.
Construir uma equipa com líderes que são mais experientes do que o fundador pode ser assustador para muitos empreendedores, mas isso pode ser a alavanca para o crescimento. O empreendedor fica liberto de tarefas diárias e pode focar-se no “quadro geral” e nas estratégias a longo prazo. Criar equipas fortes e delegar responsabilidades, permite às equipas de gestão comunicar e discutir claramente os planos, prever problemas potenciais e antecipar os próximos passos, abrindo caminho para o sucesso contínuo.
Formar e cuidar da equipa
Um líder tem a responsabilidade de fomentar ambientes de trabalho que estimulem os funcionários e promovam o crescimento e desenvolvimento pessoal. A evolução da start-up e a delegação de tarefas permite desenvolver o ambiente que promove esse desenvolvimento. Contratar grandes líderes para ajudar a orientar, motivar e capacitar os funcionários é uma componente crítica, assim como a formação, orientação e treino de liderança. Promover o equilíbrio entre bem-estar e trabalho-vida pessoal, modelando-o e respeitando os funcionários, também ajuda a estabelecer uma cultura de apoio, priorizando as atividades de formação de equipas e celebrando marcos e sucessos.
Promover o crescimento nem sempre é fácil, mas é importante preparar o caminho, dando os passos certos de contratação, dedicando tempo à solução de problemas estratégicos e, talvez o mais importante, mantendo-se fiel à vantagem competitiva mais valiosa: os recursos humanos.