Alcobaça recebe primeiro Atelier de Inovação do Crédito Agrícola

O primeiro atelier de inovação, no âmbito do prémio “Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, realiza-se em Alcobaça a 9 de Maio. Dedicado à fileira hortofrutícola, o evento é o primeiro de quatro e é promovido pelo Crédito Agrícola em parceria com a Inovisa.

Com o objetivo de premiar projetos de inovação promovidos por mais do que uma entidade, a 4.ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola” incluiu a categoria “Inovação em Colaboração”, que requer a participação dos candidatos nos Ateliers de Inovação.

O primeiro dos quatro ateliers promovidos pelo Crédito Agrícola e pela Inovisa é dedicado à fileira da hortifruticultura e decorre no próximo dia 9 de maio, na Cooperativa Agrícola de Alcobaça.

Estes ateliers consistem em workshops gratuitos para apoiar projetos de inovação em áreas estratégicas nacionais, como no campo dos cereais, floresta, hortofruticultura e produção animal, que coloquem no mercado produtos e serviços de sucesso cobrindo temáticas como o desempenho de equipa, proposta de valor, comunicação e disseminação.

Em cada atelier serão eleitos três projetos que ficarão automaticamente a concurso, cujo prémio é de 5 mil euros.

“Com a categoria Inovação em Colaboração, o Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola pretende apoiar projetos de inovação (a iniciar, em curso ou terminados) promovidos por mais do que uma entidade. São exemplos de projetos com enquadramento a esta categoria projetos de Cooperação para a Inovação (PRODER), futuros grupos operacionais (PDR2020), projetos I&DT aplicada (QREN) e outros projetos não necessariamente cofinanciados”, referem as entidades organizadoras em comunicado.

Os próximos ateliers decorrerão a 27 de junho (Floresta), na Mealhada, e a 5 de julho (Cereais), em Salvaterra de Magos. O atelier de produção animal decorrerá em data a definir.

Será ainda atribuído um prémio de reconhecimento especial a uma entidade ou projeto submetido por associado(s) do Crédito Agrícola que se destaque dos demais.

A análise dos projetos terá como base três critérios, o grau de inovação, o potencial de mercado e a sustentabilidade. Todos os vencedores receberão cinco mil euros de prémio.

As candidaturas ao “Prémio Empreendedorismo e Inovação” terminam a 24 de julho.

Comentários

Artigos Relacionados