Opinião

Protocolo para gerir relacionamentos hoje

Isabel Amaral, especialista em protocolo e comunicação intercultural

Hoje decidi apresentar um livro e uma escola onde sou professora desde 2014. Baseada em Haia, mas operando em todo o mundo, a Protocolbureau é reconhecida como a melhor escola especializada em protocolo moderno, certificada pela Leading Protocol & Etiquette Schools of the World. Além de ensinarem, os seus sócios são frequentemente chamados para organizar o protocolo de eventos mediáticos por várias casas reais europeias, mas também por grandes empresas e conceituados organismos internacionais.

Criaram a empresa para treinar assistentes especializados em protocolo, os chamados “ushers”. Estes jovens profissionais com estudos universitários na área do turismo e hotelaria, após a formação dada pela Protocolbureau, passaram a conseguir desempenhar as seguintes tarefas, em eventos de alto nível: preparam e executam os assentamentos; fazem apresentações formais colocando as pessoas certas em contato umas com as outras; coordenam os momentos mais protocolares; organizam e acompanham o transporte de VIPs que ajudam a identificar à chegada; colaboram na organização de fotografias de grupo, certificando-se de que as pessoas certas estejam no lugar correto no cenário.

Em 2016, a Protocolbureau decidiu lançar um programa de formação executiva dirigida ao mundo inteiro intitulado “Three-day Masterclass in Modern Protocol”. Os cursos são dados em Haia, em holandês e em Bruxelas em inglês, mas também noutros países em vários continentes.

Com uma equipa docente intercultural e internacional, foi-nos lançado o desafio de escrever um livro, livro esse que foi publicado pela Amsterdam University Press, em novembro de 2020. Os autores são Jean Paul Wijers e Bengt-Arne Hulleman, da Holanda, William Hanson e Diana Mather, do Reino Unido, e Isabel Amaral, de Portugal. Protocol to Manage Relationships Today explica o valor e a crescente importância do protocolo no mundo contemporâneo para todos os que trabalham em organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, seja em monarquias ou repúblicas, sejam na diplomacia ou em instituições. Este livro apresenta o protocolo moderno como uma ferramenta para construir redes fortes e autênticas de relacionamentos recíprocos num mundo onde a globalização e a digitalização são uma realidade.

Este livro concentra-se na especialização de profissionais que lidam com as questões complexas da gestão de relacionamentos a um nível operacional, estratégico e tático. Vindos de diferentes áreas e países, de instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e empresas comerciais, todos procuram adquirir ou aprofundar conhecimentos neste domínio para melhorar seu desempenho. O livro explica como os valores tradicionais do cerimonial se encaixam perfeitamente na sociedade moderna de hoje, em que todas as organizações procuram construir redes de relacionamentos e comunidades eficazes, que evitem atritos na comunicação eficaz.

Quando aplicado de forma eficaz, o protocolo pode:

– Aumentar o efeito das atividades de networking de uma organização. O protocolo dá um enquadramento profissional para a gestão dos relacionamentos, para alcançar o acesso às redes ‘certas’ e para um relacionamento de interesse recíproco com os stakeholders;

– Aprofundar relacionamentos. Hoje em dia, dá-se muita importância ao pragmatismo na construção de relacionamentos profissionais e o protocolo proporciona uma área comum que acrescenta valor a esses relacionamentos;

– Ser uma ferramenta valiosa numa era pós-pandemia, em que a necessidade de construir relacionamentos reais e autênticos é ainda mais apreciada por todos.

Com muitos exemplos práticos de pessoas que tiveram sucesso praticando este protocolo moderno, o livro descreve, por exemplo, a forma como o rei holandês e o presidente português aplicam o protocolo no dia a dia oficial para construir relacionamentos fortes, mesmo nas mais altas esferas mundiais. A atitude do Presidente Rebelo de Sousa, em relação ao rígido protocolo de Estado português, consistiu em introduzir alterações no cerimonial, que lhe permitissem estar mais próximo de todos. Através deste cerimonial de proximidade, conquistou grande popularidade em Portugal, tendo sido reeleito com uma expressiva maioria. Nas viagens ao exterior, conseguiu criar momentos especiais, que lhe permitiram reforçar os laços de amizade com muitos chefes de Estado estrangeiros.

Este livro não foi projetado para ser um guia exaustivo que incluísse todas as regras de protocolo, mas é um guia útil, que ajuda a inserir no contexto existente um protocolo feito à medida para cada evento, acrescentando ainda um método flexível para lidar com situações inesperadas e oferecendo aos técnicos de protocolo uma abordagem contemporânea para a aplicação do protocolo nos eventos. Por isso o recomendo vivamente.

Comentários
Isabel Amaral

Isabel Amaral

Isabel Amaral é Presidente Emérita da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo que fundou em 2005 e Investigadora do Instituto do Oriente (ISCSP-Universidade de Lisboa), desde 2013. É oradora internacional, empresária, coach executiva, docente em universidades portuguesas e estrangeiras, palestrante e conferencista, em temas como Imagem, Protocolo e Comunicação Multicultural. Como formadora de protocolo, imagem e comunicação intercultural, assegurou a organização e monitoria de diversos cursos em Portugal, Angola, Cabo Verde, Namíbia. Espanha, Bélgica, Países Baixos e República Popular da... Ler Mais..

Artigos Relacionados