Prosegur incorpora robótica no sistema de segurança do RIR

A empresa de segurança Prosegur recorreu à robótica no sistema de segurança que implementou no Rock In Rio 2022. Pela primeira vez, usou um cão robô.

O sistema de segurança do Rock in Rio Lisboa (RIR) integra pela primeira vez um cão robô inteligente. A novidade tecnológica de robótica foi implementada pela Prosegur com o objetivo de ajudar a reforçar a segurança das cerca de 100 mil pessoas (visitantes e staff) que se prevê diariamente no festival de rock que termina no próximo fim de semana.

Para que o Yellow, assim se designa o cão robô, se integre naturalmente nas tarefas de vigilância, a Prosegur dotou-o com inteligência artificial através da sua plataforma tecnológica GenzAI, o que lhe permite comunicar qualquer situação de risco ao Centro de Controlo Prosegur (SOC) através de tecnologia 5G.

O Yellow incorpora capacidades em áreas como a análise de vídeo e, graças à inteligência artificial, pode detetar elementos suspeitos, reconhecê-los e gerar um alerta para o SOC. Este cão robô pode incorporar uma grande variedade de sensores que permitem ainda a recolha de dados do seu ambiente, desde a temperatura (deteção de incêndios) até gases ou qualquer outro tipo de sensor.

No caso do Rock in Rio Lisboa, o robô pode ser programado para fazer rondas pelas instalações, tanto de forma autónoma (em rondas noturnas, por exemplo) como através de rondas controladas pela equipa de segurança (em rondas onde há público). Caso seja detetado um incidente de segurança, é enviado um alerta através do SOC para a equipa de vigilantes. Toda a operação de segurança está centralizada num centro de operações.

Comentários

Artigos Relacionados