Programa PROCERIS quer promover inclusão através do empreendedorismo
A iniciativa do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, procura propostas que possam contribuir para a inclusão local e global através do empreendedorismo e inovação.
O PROCERIS – Programa Cultura e Empreendedorismo com Responsabilidade e Inclusão Social está focado no empreendedorismo e inovação nos setores criativo e cultural e tem como objetivo geral a inclusão local e global em projetos a realizar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Timor-Leste e Índia. Em suma, destina-se financiar e apoiar negócios e projetos da sociedade civil ou do setor público, a realizar concretamente em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e/ou Índia, com uma dotação orçamental de 2.8 milhões de euros até 2026. O financiamento dos anos seguintes é condicionado à inscrição de verbas no Orçamento de Estado e ao cumprimento das condições contratuais pelos beneficiários.
O cofinanciamento do Camões vai até ao máximo de 93% dos custos elegíveis da proposta. São admitidas receitas eventuais decorrentes da execução dos projetos e contribuições em espécie para realização do cofinanciamento pelos requerentes. As propostas serão avaliadas por um júri segundo os critérios previstos no regulamento.
O prazo de candidatura decorre até 27 de novembro, e podem concorrer pessoas coletivas, em candidaturas singulares ou em parceria, incluindo empresas e outras sociedades com fins lucrativos, ONGD e outras organizações da sociedade civil, instituições públicas de educação, ciência ou cultura, com sede num dos países de intervenção ou na União Europeia.