Programa Eurostars-3 com candidaturas abertas até 24 de março

Estão a decorrer até dia 24 de março as candidaturas para a 1.ª convocatória do programa de parcerias europeias Eurostars-3. Os projetos podem responder a qualquer área tecnológica e de mercado.

O Eurostars é um instrumento financeiro que apoia PME inovadoras e projetos conjuntos de grandes empresas, centros de investigação ou universidades, concretamente através do financiamento de projetos colaborativos internacionais de investigação & desenvolvimento e de inovação. Ao participarem, organizações de 37 países, entre os quais Portugal, podem aceder a financiamento público para projetos colaborativos internacionais de I&D em todos os campos.

Neste momento, e até 24 de março, estão a decorrer as candidaturas para o programa de parcerias europeias Eurostars-3. São elegíveis consórcios que sejam liderados por uma PME de um país do Eurostars; o consórcio do projeto deve ser composto por pelo menos duas entidades independentes; deve integrar entidades de pelo menos dois países do Eurostars, com pelo menos uma organização proveniente de um Estado-membro da UE ou associado do Horizonte Europa; o orçamento das PME de um país Eurostars, excluindo a subcontratação, deve ser de 50% ou mais do custo total do projeto; e nenhum participante ou país deve ser responsável por mais de 70% do orçamento do projeto

A duração do projeto não deve exceder os 36 meses e está focado exclusivamente em aplicações civis.

O montante a atribuir pelo Eurostars aos projetos será gerido pelo organismo de financiamento nacional, já que os financiamentos variam de país para país. Assim será o órgão de financiamento nacional a decidir quais as organizações que recebem financiamento, quais as atividades do projeto que podem ser financiadas e as taxas e limites de financiamento.

No caso português, cabe à Inova+ atribuir o valor de financiamento ao projeto. Contudo, antes disso o Programa Eurostars faz uma avaliação centralizada para a seleção de todos os projetos. Refira-se que as candidaturas serão avaliadas tendo em conta três critérios essenciais: qualidade e eficiência da implementação, impacto (mercado e comercialização) e excelência da inovação e I&D.Os projetos selecionados deverá ser conhecidos entre maio e junho.

Comentários

Artigos Relacionados