Programa europeu procura soluções digitais para a Blue Economy

O DigiCircAccelerator lançou um concurso focado na Blue Economy. Procura soluções inovadoras baseadas em tecnologias digitais.
O DigiCircAccelerator está a desafiar as start-ups e PME europeias que possam usar ferramentas digitais e aplicar soluções de ponta na economia circular com um foco particular na chamada economia azul. São elegíveis para este programa de aceleração consórcios com pelo menos duas start-ups ou PME. Têm de ter sede num dos Estados-membros da União Europeia ou estarem num país associado do H2020 e reunirem condições para responder a um dos desafios do programa. Serão selecionados um mínimo de 15 consórcios, que desenvolverão soluções inovadoras com foco em tecnologias digitais, atendendo aos desafios da Blue Economy.
Os participantes no programa PME terão a oportunidade de utilizar a plataforma Matchmaking DigiCirc para procurar outras PME, caso necessitem de um parceiro para criar um consórcio.
Os consórcios selecionados terão um financiamento direto até 20 mil euros e a oportunidade de integrar um programa de apoio à inovação intensivo e inovador de 12 semanas, dividido em duas fases, onde poderão desenvolver os seus planos de negócio e adaptar as suas soluções para a área específica, numa primeira fase; e demonstrar as suas soluções em ambiente relevante, bem como moldar a sua estratégia comercial, numa segunda fase.
No final do programa, que vai decorrer de dezembro até março de 2022, serão selecionados os cinco consórcios melhor classificados para receber um financiamento adicional de 100 mil euros. Depois terão até 6 meses, de abril a setembro de 2022, para desenvolver o seu protótipo e fazer testes em ambiente operacional, tendo em vista um lançamento comercial. O prazo para inscrições termina no dia 3 de agosto de 2021.