O programa de pré-aceleração de ideias de negócio Empreender@Braga distinguiu três ideias de negócio nas áreas da biotecnologia, economia digital e tecnologias para a saúde.

A primeira edição do Empreender@Braga, promovido pelo Município de Braga e pela InvestBraga, terminou com a avaliação do trabalho desenvolvido pelas equipas empreendedoras durante as quatro semanas de programa.

Do grupo dos oito projetos selecionados para o programa Empreender@Braga, destacaram-se as ideias apresentadas pela IPLEXMED, Pluggable.AI e FucusCurl conquistando um prémio monetário para a sua constituição enquanto empresas. O projeto IPLEXMED ficou com o primeiro lugar e garantiu ainda o acesso a seis meses de incubação na Startup Braga. O programa envolveu mais de 30 horas de formação e o envolvimento de cerca de 35 formadores e mentores ligados à comunidade do hub de inovação.

Para Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, a aposta “no trabalho de proximidade desenvolvido durante as semanas de trabalho, permitiu a intensificação do trabalho das equipas em torno do desenvolvimento do modelo de negócio, da validação do seu posicionamento e estratégia de mercado, e da construção do pitch deck durante o período formativo, o que se traduziu numa evolução sustentada das ideias”.

O responsável da Startup Braga sublinhou ainda que este programa de pré-aceleração “é essencial para apoiar os empreendedores de Braga, sendo, em alguns casos, o primeiro contacto que têm com o mercado, com os seus potenciais clientes, parceiros e investidores”.

Além de considerar “extremamente positivo deste programa de pré-aceleração, que foi pensado para apoiar empreendedores que queiram começar os seus negócios a partir de Braga”, Luís Rodrigues destacou o caráter inovador da maioria dos projetos, bem como a diversidade das suas áreas de atuação, cumprindo, também um dos desígnios do hub de inovação ao apoiar projetos escaláveis nas áreas da economia digital, da nanotecnologia e das tecnologias para a saúde.

Recorde-se que nas edições anteriores dos programas de pré-aceleração da Startup Braga, já foram testadas cerca de 80 ideias de negócio, com parte delas a converterem-se, posteriormente, em start-ups de referência do ecossistema de inovação e empreendedorismo português.

Comentários