Programa Banco Montepio Acredita Portugal revela os 6 vencedores da 12.ª edição

The Inventors, GoWizi, BeGreen, Hoterway, WhyWaste e Witseed foram os vencedores da 12.ª edição do programa de aceleração. Passaram pela iniciativa, da agora Unlimit e do Banco Montepio, 60 ideias inovadoras.
A Unlimit, anteriormente conhecida por Associação Acredita Portugal, e o Banco Montepio já revelaram os vencedores da 12.ª edição do programa de aceleração Banco Montepio Acredita Portugal.
A iniciativa envolveu seis categorias – Empreendedorismo Social, Mobilidade, Cidades Inteligentes, H2O Inovação, Soluções Tecnológicas e Acredita Portugal – e premiou The Inventors, GoWizi, BeGreen, Hoterway, WhyWaste e Witseed, depois da apresentação dos projetos a um júri representado pela Unlimit, Banco Montepio, Águas de Gaia, Brisa, GAIURB e KCS IT.
“Conseguimos atrair um leque muito diversificado de start-ups interessadas em acelerar os seus negócios, algo que vemos refletido nesta classificação final”, afirmou Miguel Queimado, fundador da Unlimit.
Esta edição do Programa Banco Montepio Acredita Portugal contou com mais de 3257 inscrições, com origem em 27 países, entre os quais Brasil, Angola, Estados Unidos, Venezuela, Índia, Austrália, Espanha, Inglaterra, Holanda ou Alemanha.
Este projeto, que este ano teve a particularidade de sofrer a mudança de designação de Associação Acredita Portugal para Unlimit, oferece às equipas participantes com ideias inovadoras a oportunidade de usufruírem de mentoria, formação e investimento, de modo a terem ferramentas para promover um crescimento acelerado do seu negócio.
A The Inventors venceu a categoria de Empreendedorismo Social e tem como objetivo inspirar uma nova geração de inventores através de experiências educativas para crianças dos 5 aos 14 anos nas áreas das engenharias, artes e criatividade. Foi também a vencedora do prémio Melhor Startup do Ano.
Por sua vez, a GoWizi consagrou-se vencedora na categoria da Mobilidade e tem um software de planeamento automatizado para entregas que permite que estas sejam feitas no próprio dia.
Na categoria Cidades Inteligentes, coube à BeGreen arrecadar o primeiro prémio. A empresa constrói e opera estufas dentro de cidades, com tecnologia que aumenta a produtividade em 28 vezes por metro quadrado. Reduz ainda o desperdício ao entregar produtos alimentares frescos e sustentáveis.
A Hoterway foi a vencedora em H2O Inovação e atua na área da eficiência hídrica e da energia passiva. A sua proposta visa reduzir o tempo de espera pela água quente nos edifícios residenciais e comerciais.
Na categoria Soluções Tecnológicas, o prémio foi para a WhyWaste que utiliza ferramentas como big data e inteligência artificial para ajudar os retalhistas alimentares (Makro e Dia, por exemplo), a reduzirem em 75% o desperdício alimentar.
Por último, na categoria Acredita Portugal, que abrange todos os setores da inovação, o destaque foi para a Witseed, responsável pela produção de documentários educacionais com o objetivo de escalar a estratégia de interação de profissionais em grandes empresas.