Opinião
Como se preparar para eventos como um verdadeiro empreendedor

As férias de verão estão quase a terminar e a temporada de eventos está começar. Portugal está a preparar-se para outro grande Web Summit, talvez pela última vez.
Não nos esqueçamos de outros eventos internacionais relevantes, como o Slush, o Mobile World Congress, os Pioneers, os eventos da Global Entrepreneurship Network e os milhares e milhares de outros eventos menor ou maior escala em todo o mundo.
Para o destaque da sua participação não apenas para ser uma selfie no Facebook ou um hashtag no Instagram, há algumas coisas que pode fazer com antecedência para maximizar seu tempo e esforço.
1. Preparação é tudo.
Os eventos internacionais são uma excelente oportunidade (mas também muito trabalho!) para que os empreendedores preparados atinjam vários objetivos ao mesmo tempo. Estude o programa e a lista dos oradores e dos participantes cuidadosamente, e escolha as sessões relevantes e os indivíduos a abordar. No cenário ideal, em vez de perseguir pessoas com quem quer falar, ou esperar que elas apareçam do nada e tenham tempo para si, faça um esforço para encontrar os e-mails deles e contate-os com antecedência para agendar reuniões. Eventos grandes costumam ter uma aplicação para facilitar a comunicação entre os participantes, além de gerirem seu próprio calendário. Prepare seu próprio programa no âmbito do evento de acordo com seus objetivos.
* Participar em eventos internacionais também pode ser dispendioso, especialmente se houver mais de um membro da equipa a participar. Existem muitos projetos internacionais, relacionados com a Comissão Europeia e Eureka, que suportam os bilhetes e, em alguns casos, até os custos da viagem.
2. Esteja preparado para o pitch
Certifique-se de que pode falar sobre o seu projeto para falar com o máximo de pessoas possível e com qualquer pessoa, literalmente qualquer um. Isso requer praticar várias versões do seu discurso, de uma frase a uma apresentação de 15 minutos. Você precisa de ser capaz de falar sobre um problema, solução, modelo de negócio, concorrência, mercado, plano de execução, metas, equipa e financiamento, a qualquer hora do dia e da noite e sem ler um papel. Também precisa de ter uma apresentação e / ou um pitch deck pronto para ser poder enviar para os seus potenciais parceiros, clientes e investidores.
3. Aprenda, aprenda, aprenda e OUÇA.
Às vezes, os eventos podem ser avassaladores e, no final do dia, pode sentir –se exausto, pois conversará com dezenas de pessoas diferentes, muitas vezes repetindo as mesmas coisas.
No entanto, você precisa de estar alerta o tempo todo e recolher de maneira diligente o feedback para melhorar seu negócio. Mais do que falar, é importante ouvir e aprender. Quanto mais você fizer isso, será capaz de distinguir informações e conselhos úteis. Tentativa e erro é o caminho a percorrer, a menos que você tenha a sorte de ter mentores excelentes e experientes, com um histórico real e relevante. Esteja preparado para ouvir todo tipo de “conselho”.
4. Magia do networking
Depois do programa oficial, especialmente se os eventos durarem vários dias, geralmente existem grupos diferentes ou eventos paralelos a que pode juntar-se. Esses são momentos especialmente valiosos, pois as pessoas estão mais relaxadas do que durante as conferências e têm maior probabilidade de se conectar e até mesmo de o apresentar aos seus colegas.
5. Follow up
O evento acabou e agora? Espero que você tenha conhecido o máximo de pessoas possível e reunido todos os contatos que queria. Aguarde alguns dias para que suas impressões assentem e contate os que considera mais valiosos.
Boa sorte!
* E diretora geral da Global Entrepreneurship Network em Portugal