Início Artigos de Ana Barjasic
Ana Barjasic

Ana Barjasic

Ana Barjasic trabalha com uma série de entidades dentro do sistema internacional de start-ups e investidores, como a Comissão Europeia e a Global Entrepreneurship Network (como membro da direcção em Portugal). Ana Foi coordenadora da Business Angel Week desde 2013, uma iniciativa criada pela European Business Angel Network. Nas suas cinco edições, e sob sua supervisão, a BAW tornou-se a maior iniciativa do mundo na promoção do investimento anjo e em early stage, com mais de 1200 eventos em 60 países. Ana criou a Connectology Investments que lida com projetos de empreendedorismo e investimentos e que também investe em empresas em early stage. Atualmente é CEO da Connectology e specialista do Ecossistema de Start-ups no Banco Mundial.

Mais de 10 mil milhões de euros para PME europeias inovadoras através do Conselho Europeu de Inovação

Está em curso um debate sobre se os Governos e as instituições públicas devem ou não intervir e apoiar financeiramente as start-ups e PME com dinheiro público. Por um lado, o argumento inclui a falta de empresas preparadas para investimento, a falta de investidores experientes e avessos a risco e, mais importante ainda, a falta de dinheiro para investimentos early-stage, especialmente em território europeu.

Top 5 dos preconceitos relevantes para start-ups

O empreendedorismo vem com um conjunto de desafios e atitudes, muitos dos quais têm origem em processos mentais inconscientes e, consequentemente, moldam a nossa tomada de decisão e comportamento.

Dicas e truques na avaliação de start-ups

A avaliação da empresa é sempre um desafio, especialmente quando se trata de empresas jovens, porque o seu desempenho futuro é incerto. Existem muitas formas formais de avaliar uma empresa, mas a questão é se os investidores aceitarão a avaliação, assim como as projeções de desempenho que as afetam.

Como reconhecer falsos investidores

A famosa expressão "Cash is King!" é uma das mais escutadas no mundo dos investidores em start-ups. Isto tem um efeito colateral particular na hierarquia de ecossistemas empreendedores europeus, onde os investidores desfrutam de um tratamento quase aristocrático.

A ascensão das mulheres investidoras e mulheres empreendedoras

As mulheres como investidoras e empreendedoras – é não só um dos tópicos mais quentes no mundo das start-ups, mas também tem a honra de ser recebido com uma certa dose de cinismo, vindo de ambos os sexos. Talvez mais de um género.