Prémios EmpreendeXXI com novas categorias. Candidaturas até 4 de dezembro.

As empresas de base tecnológica e inovadora, com sede em Portugal, podem apresentar a sua candidatura à 19.ª edição dos Prémios EmpreendeXXI até ao dia 4 de dezembro.

Dinamizados pelo BPI em Portugal e pelo CaixaBank em Espanha (através da DayOne, divisão especializada para empresas tecnológicas e seus investidores), os Prémios EmpreendeXXI (PEXXI) abriram as candidaturas para a 19.ª edição. A prioridade passa por encontrar projetos que gerem valor através da inovação, melhorem a vida das pessoas e cuidem do planeta com soluções tecnológicas, e podem participar empresas de base tecnológica e digital, com atividade iniciada após 1 de janeiro de 2022.

À semelhança de anos anteriores, as start-ups portuguesas podem também candidatar-se  até dia 4 de dezembro) às categorias setoriais, competindo diretamente com as suas congéneres espanholas.

Como novidade nesta edição, serão entregues um total de oito Prémios Desafios do Futuro às start-ups que ofereçam as melhores soluções em três categorias: Business Transformation, para projetos que impulsionem a inovação com impacto transformador nas empresas, nos profissionais e no mercado; Human & Wellbeing, para iniciativas que procuram uma boa qualidade de vida física e emocional nas pessoas; e Living Planet, para projetos que contribuam para a transição ecológica e a sustentabilidade.

As vencedoras recebem um prémio de 15 mil euros cada. Também serão atribuídas duas menções honrosas, de 9 mil euros, como reconhecimento pela sua inovação nos domínios do impacto social e da inovação disruptiva.

Em Portugal serão atribuídos dois prémios às empresas com maior impacto na área geográfica de origem: um na zona “Norte e Centro” e outro em “Lisboa, Sul e Ilhas”. Cada um dos vencedores territoriais receberá 6 mil euros.

Os vencedores territoriais serão conhecidos durante o primeiro semestre de 2026. Os vencedores ibéricos receberão os galardões Desafios do Futuro, numa cerimónia que decorrerá a 27 de maio, em Barcelona.

Além dos prémios monetários, os vencedores terão acesso a um programa de acompanhamento e formação internacional num hub de inovação, ministrado em colaboração com a ESADE.  Por outro lado, terão a oportunidade de marcar presença nos Investors Day EmprendeXXI, um evento criado com o objetivo de colocar em contacto as start-ups com investidores e empresas interessados na inovação. Desde a sua criação, este programa já investiu quase 10 milhões de euros em prémios monetários e iniciativas, que beneficiaram mais de 560 empresas.

Comentários

Artigos Relacionados