Portugal Ventures investe mais de meio milhão na Managing the Intelligence
Portugal Ventures investe mais de meio milhão de euros na MTI – Managing the Intelligence para impulsionar eficiência energética na hotelaria. A capital de risco anuncia ainda o lançamento da 5ª edição da Call Turismo.
A Portugal Ventures, do Grupo Banco Português de Fomento, anunciou hoje o investimento na MTI – Managing the Intelligence, que desenvolve dispositivos de IoT e software, utilizando inteligência artificial, para o mercado global da Hotelaria e Alojamento Local.
A equipa, composta por Miguel Silva e Sofia Romão, criou uma solução tecnológica de eficiência energética – a MTI Smart Room – , que funciona com qualquer sistema e marca de ar condicionado e que visa aumentar o conforto térmico dos hóspedes e reduzir o custo com a fatura da eletricidade. O objetivo é tornar as unidades de alojamento turísticas mais sustentáveis e cumpridoras dos critérios de ESG (Environmental, social and corporate governance).
“A MTI Smart Room, composta por hardware e software, é fácil de instalar, não obriga a obras adicionais, nem ao encerramento das unidades hoteleiras. Adapta-se aos sistemas dos hotéis, permitindo, por exemplo, o controle de equipamentos de acordo com o check-in e check-out dos hóspedes e evitando desperdícios de energia”, explica a capital de risco em comunicado.
Sedeada em Faro, a MTI conta já com a sua solução instalada em mais de 400 quartos em Portugal, perspetivando, para o final de 2022, preparar o seu processo de internacionalização para a Europa.
O investimento de mais de meio milhão na tecnológica – montante exato não foi revelado pela capital de risco – resulta da 4ª edição da Call Turismo, lançada no final de 2021. Desde a 1ª edição da Call Turismo, a Portugal Ventures já recebeu mais de 240 candidaturas, com um montante total solicitado para investimento de 150 milhões de euros.
Aberta 5ª edição da Call Turismo
A Portugal Ventures lança hoje também a 5ª edição da Call Turismo, em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo, para investir entre 200 mil e 1 milhão de euros em projetos que contribuam para a inovação, sustentabilidade e eficiência deste setor.
Nesta edição, são elegíveis empresas constituídas ou a constituir com projetos não tecnológicos, que apresentem conceitos diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico. Mas também com projeto tecnológicos, que apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do Turismo e da sua oferta de produtos e serviços.
À semelhança da 4ª edição, serão privilegiados os projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando soluções que promovam a desmaterialização de processos e serviços, reciclagem, reutilização e redução de resíduos, integração de energias limpas, eficiência energética, eficiência hídrica e mobilidade inteligente.