Prémio que distingue as mulheres na ciência está de volta
Desde a sua criação, em 2004, este prémio já galardoou mais de 65 jovens investigadoras em Portugal. Candidaturas para a 20º edição estão abertas até 10 de outubro no site da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Já estão abertas as candidaturas para a 20.ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, uma iniciativa que visa reconhecer e apoiar o trabalho das investigadoras nacionais.
Promovido todos os anos pela L’Oréal Portugal em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), este prémio apoia a realização de estudos avançados de investigação científica, a nível de pós-doutoramento, no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde e Ambiente.
As candidaturas para a edição deste ano devem ser entregues até 10 de outubro e podem ser submetidas através do website da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Podem candidatar-se todas as doutoradas que tenham obtido, até à data de abertura do concurso, o grau de doutoramento há menos de cinco anos e que não completem mais de 35 anos até ao final do ano. “Os limites acima indicados são prolongados consoante o número de filhos das candidatas (um ano por cada filho)”, explica a L’Oréal.
Os projetos candidatos serão avaliados por um júri constituído por cientistas. No final, serão distinguidas quatro cientistas, atribuindo a cada uma a sua Medalha de Honra e 15 mil euros, um financiamento que tem como objetivo “ajudar a prosseguir projetos originais, que possam abrir novos horizontes e vias de investigação nas áreas da saúde e do ambiente”.
Desde 2004, o ano da primeira edição, o projeto Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência já apoiou 65 investigadoras portuguesas.