Prémio PME Inovação COTEC-BPI recebe candidaturas até setembro

A cumprir 20 anos de existência, o Prémio PME Inovação COTEC-BPI regressa com uma nova edição para distinguir e premiar as empresas nacionais.

A COTEC Portugal anunciou esta semana a realização da 20.ª edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI, iniciativa que distingue as pequenas e médias empresas (PME) que se notabilizam pela competitividade e crescimento internacional assentes na liderança orientada para a utilização do conhecimento e da inovação nos processos produtivos, nas práticas de gestão e na criação de uma cultura organizacional distintiva.  As candidaturas podem ser efetuadas até dia 10 de setembro no site da iniciativa.

A seleção das empresas assenta em critérios exigentes de investimento em conhecimento e inovação, elevado desempenho económico e robustez financeira. Após a fase inicial de seleção, as PME finalistas terão de preencher o modelo de maturidade Innovation Scoring, um sistema de diagnóstico que a COTEC Portugal desenvolveu com o propósito de analisar o desempenho de inovação empresarial. Posteriormente, recebem uma visita presencial para confirmação e recolha de informação adicional, que será utilizada pelo júri para a eleição da PME vencedora.

O júri desta edição é presidido por Ana Rosas Oliveira (BPI) e composto por Ana Teresa Lehmann (Faculdade de Economia– Universidade do Porto), António Portela (BIAL), Carlos Oliveira (European Innovation Council), João Bigote (Universidade de Coimbra), José Carlos Caldeira (INESC TEC), Lua Queiroz Pereira (Semapa), Manuel Mira Godinho (ISEG) e Manuela Tavares de Sousa (Imperial).

Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC, afirmou que “ao reconhecer a inspiração dos melhores dos melhores, o Prémio constitui um farol da evolução e adaptação das empresas para competirem com sucesso na economia global, e incentiva os líderes a procurarem estabelecer novos níveis de ambição”.

Ao longo das duas décadas, o Prémio, que foi lançado na sequência da fundação da COTEC Portugal, distinguiu 24 empresas de diversos setores económicos, como as tecnologias de informação, serviços de engenharia, agroalimentar, mobilidade sustentável, têxteis técnicos, robótica, automação e farmacêutica – todas caracterizadas por um crescimento baseado em talento, ativos intangíveis e inovação.

Comentários

Artigos Relacionados