Portuguesa TUGA está na lista das “10 Top Mobility Startups to Watch in 2023”

Da autoria da StartUs Insights, o relatório coloca a TUGA na lista das start-ups internacionais do setor da mobilidade a que devemos estar atentos este ano.

O relatório da StartUs Insights, que pretende analisar as novas tecnologias que estão a fazer avançar o setor da mobilidade este ano, coloca a empresa portuguesa TUGA Innovations entre as principais start-ups internacionais da área da mobilidade. O top 10 identificado por este relatório inclui start-ups que trabalham em soluções que vão desde carros voadores autónomos e bicicletas elétricas até micromobilidade híbrida de três rodas e plataformas de mobilidade partilhada.

No caso da Tuga Innovations, start-up cofundada por César Barbosa (VP, Director) e por John Hagie (CEO & Board Chair) está em causa o desenvolvimento do protótipo de um veículo de três rodas. Trata-se de um híbrido moto-carro que combina agilidade e segurança para proporcionar deslocações pessoais mais inteligentes. A solução apresenta componentes de carroceria modulares, como o eixo traseiro expansível, que melhora a estabilidade e oferece uma divisão de faixa mais estreita para uma mobilidade mais segura. A start-up “Conceived in Portugal, Engineered in the USA”, que também está presente em Vancouver, no Canadá, tem outros EVs com opção de chassi extensível com maior acesso aos bancos traseiros e espaço adicional. A TUGA Innovations permite aplicações pessoais e industriais dos seus veículos, permitindo que quer os clientes individuais, quer as indústrias utilizem veículos específicos para suas necessidades.

As 10 start-ups do top da StartUs Insights são:

O Global Startup Heat Map  oi efetuado através da plataforma plataforma StartUs Insights Discovery alimentada por big data e inteligência artificial (IA), abrangendo mais de 3.790.000 start-ups e scaleups em todo o mundo, das quais foram identificadas 1.923 start-ups de mobilidade. A plataforma permite identificar tecnologias relevantes e tendências do setor de forma rápida e exaustiva.

Com base nesta análise, refere o relatório da StartUs Insights é notória a alta atividade de start-ups de mobilidade na Europa e na Índia, seguido pelos EUA. Aliás, com base nos dados reunidos pela plataforma, constata-se que os cinco principais centros de start-ups de mobilidade estão em Londres, Bangalore, Berlim, Nova York e São Francisco.

 

Comentários

Artigos Relacionados