Portuguesa Amarsul é uma das vencedoras dos prémios europeus de boas práticas da EU-OSHA

A Amarsul, empresa nacional dedicada à gestão dos resíduos sólidos urbanos dos municípios da Península de Setúbal, está entre as seis vencedoras dos Prémios de Boas Práticas da EU-OSHA.

Foram reveladas as seis iniciativas vencedoras e as 11 menções honrosas dos Prémios de Boas Práticas Locais da Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis, da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), que reconhecem os esforços na melhoria da segurança e saúde no trabalho (SST) na era digital em toda a Europa.

“À medida que as tecnologias digitais e as novas formas de trabalho, como a inteligência artificial (IA), dispositivos digitais inteligentes, tecnologias de trabalho remoto e plataformas digitais continuam a evoluir, as organizações participantes não só enfrentaram os riscos e desafios, como também aproveitaram as novas oportunidades proporcionadas pela digitalização”, explica a EU-OSHA.

Organizados pela EU-OSHA em colaboração com os seus Pontos Focais Nacionais, os prémios deste ano destacam organizações que demonstram abordagens inovadoras e sustentáveis na gestão dos riscos relacionados com a digitalização do trabalho. Como parte integrante da Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2023-2025 – “Trabalho seguro e saudável na era digital”, os prémios promovem ainda a partilha de conhecimentos, incentivando as organizações a aprenderem umas com as outras e a implementarem soluções que protejam os trabalhadores.

William Cockburn, diretor executivo da EU-OSHA, elogiou os vencedores: “As vossas soluções eficazes e práticas estão a ter um impacto significativo na proteção dos trabalhadores em toda a Europa. Ao combinarem soluções digitais inovadoras com medidas de segurança proativas e programas abrangentes de saúde, estão a definir novos padrões nos locais de trabalho. Quero também agradecer a todas as organizações que se candidataram a estes prémios. O vosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores é louvável e essencial para criar locais de trabalho melhores”, disse.

Conheças as empresas premiadas:

  • Eni Cyprus Ltd, a operar na indústria do petróleo e gás, desenvolveu uma aplicação móvel e web para apoiar o cumprimento dos requisitos de SST, particularmente cruciais neste setor de elevado risco.
  • A Organização de Telecomunicações da Grécia integrou novas tecnologias e ferramentas digitais, como drones e sistemas de formação em realidade virtual, em iniciativas preventivas de riscos de SST, para proteger a saúde física e mental dos trabalhadores.
  • A Midleton Distillery – Irish Distillers Pernod-Ricard aplicou um robô móvel autónomo com visão por IA para reduzir o manuseamento manual no descarregamento de barris, diminuindo o risco de lesões músculo-esqueléticas e acidentes de trabalho.
  • A Perla del Garda, de Itália, introduziu tecnologia de condução automatizada com funcionalidades de segurança avançadas nos seus tratores, ajudando a prevenir lesões e acidentes com condutores.
  • A Amarsul S.A., empresa portuguesa do setor da gestão de resíduos sólidos, adotou tecnologias como sensores e dispositivos wereable para monitorizar a saúde dos trabalhadores e alertá-los para potenciais riscos, prevenindo assim incidentes graves.
  • A empresa espanhola Jacar Montajes, S.L. implementou ferramentas digitais, incluindo pulseiras inteligentes que detectam temperaturas corporais elevadas, no âmbito de uma política preventiva de riscos de SST para evitar golpes de calor no setor da construção.

… e as menções honrosas:

  • AGC Architectural Glass Europe (Bélgica)
  • Serviços de apoio ao Ministério do Interior (Chéquia)
  • GSV materieludlejning (Dinamarca)
  • Focke & Co. e Stubbe (Alemanha)
  • Hellas Gold (Grécia)
  • Intel Corporation (Irlanda)
  • Dinamica Generale S.p.A. (Itália)
  • YIT LATVIJA Ltd (Letónia)
  • Thuisbezorgd.nl (Países Baixos)
  • Volandis, em colaboração com FIQAS (Países Baixos)
  • Gonvauto Iberia (Espanha)

“Todos os exemplos premiados e distinguidos com menção honrosa foram publicados sob a forma de estudos de caso, com o objetivo de inspirar locais de trabalho por toda a Europa a melhorar a segurança e saúde dos trabalhadores na era digital. Estes estudos descrevem brevemente cada iniciativa implementada, os problemas enfrentados por cada organização, as ações tomadas para os resolver e os resultados alcançados. Os exemplos apresentados podem informar a estratégia de SST de qualquer local de trabalho, independentemente da sua dimensão, setor ou Estado-Membro da UE, bastando para isso adaptar os aspetos das intervenções descritas às características e necessidades individuais”, explica a agência europeia.

A cerimónia de entrega dos prémios, um dos pontos altos da Cimeira Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis de 2025, terá lugar em Bilbau, Espanha, em dezembro, onde os vencedores e os distinguidos com menção honrosa receberão os respetivos troféus e certificados.

O Link to Leaders é media partner da EU-OSHA em Portugal.

Comentários

Artigos Relacionados