Portugal Ventures investe 490 mil euros em duas start-ups da Madeira

A Floating Particle e a Plutospetfood acabam de integrar o portefólio da Portugal Ventures, reforçando o investimento da sociedade de capital de risco na região da Madeira que já vai em 690 mil euros.
A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, anuncia hoje o investimento em duas start-ups com sede na Madeira, a Floating Particle e a Plutospetfood, num total de 490 mil euros investidos.
Estes dois investimentos resultam da iniciativa Call Madeira, lançada em fevereiro de 2022, em parceria com o IDE (Instituto de Desenvolvimento Empresarial) e o Governo da Madeira, e teve como objetivo captar para o Fundo de Capital de Risco Atlântico dealflow com sede e/ou atividade na região e com capacidade de promover a exportação, a imagem enquanto destino ligado à natureza e de sustentabilidade ambiental, e de promoção do empreendedorismo da Madeira.
Pedro Mello Breyner, vogal executivo da Portugal Ventures, indica que “o investimento na Floating Particle e na Plutospetfoodrepresenta a forte aposta da Portugal Ventures, do Governo da Madeira, do IDE, e do nosso parceiro no Fundo Atlântico, August One, no reforço do ecossistema empresarial da Madeira, alavancando o crescimento de novos negócios na região e que tem vindo a demonstrar a sua capacidade em acolher empreendedores e talento qualificado. A Portugal Ventures acredita no potencial das equipas da Floating Particle e da Plutospetfood, que irão trabalhar de forma muito próxima com a nossa equipa para continuarem a dinamizar o crescimento dos seus negócios, e projetar a Madeira para o mundo.”
A Floating Particle, liderada por Luís Duarte Silva e Diogo Soares, apresenta uma solução inovadora de gestão de resíduos e produção de energia limpa. O seu principal produto, a STELLA utiliza tecnologia de gaseificação de ponta para converter lixo precondicionado em hidrogénio, revolucionando os processos atuais de gestão de resíduos e reduzindo seu impacto ambiental. A start-up utiliza IA, IoT, Big Data e Machine Learning para resolver problemas do quotidiano de forma eficiente e agregar valor aos parceiros, beneficiando diversas indústrias e entidades públicas e privadas. Com o investimento da Portugal Ventures, a Floating Particle irá reforçar a equipa técnica para fazer face á produção das máquinas.
Já a Plutospetfood, liderada por José Araújo Correia, é um fabricante de guloseimas de alta qualidade para cães, dedicado ao bem-estar e à felicidade dos nossos amigos peludos. Fundada em 2015 e exportando para 34 países em 4 continentes, a sua missão é criar deliciosas e nutritivas guloseimas que os cães adoram, garantindo ao mesmo tempo a sua saúde e segurança. A Plutospetfood na produção dos seus produtos utiliza ingredientes de primeira qualidade seguindo normas de qualidade rigorosas. O investimento da Portugal Ventures irá capacitar a empresa de meios para a aquisição de ativos para aumentar a produção.
As duas operações foram realizadas pela Portugal Ventures, através do Fundo de Capital de Risco Atlântico – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento, em parceria com a August One, com o objetivo de reforçar a capacitação empresarial das empresas com atividade localizada na Região Autónoma da Madeira e Açores, tendo em vista o desenvolvimento de um ecossistema de inovação musculado e competitivo ao nível global.
Através da Call Madeira, a Portugal Ventures já investiu em três start-ups – FootAR (já anunciada em outubro de 2022) e agora na Floating Particle e Plutospetfood – totalizando 690 mil euros de investimento.