Portugal integra grupo dos países mais digitais na Europa
Portugal foi aceite no D9+, um grupo informal de Estados-membros que reúne os países europeus melhor classificados no Índice Anual de Economia e Sociedade Digital (DESI) da Comissão Europeia.
“Este é um importante reconhecimento do trabalho em curso para que Portugal seja, cada vez mais, reconhecido como um líder da Inovação na Europa. A entrada no D9+ é especialmente relevante numa altura em que estamos em preparação para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia”, destacou André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital na página oficial do Governo, a propósito da integração do nosso país neste grupo dos países europeus mais digitais.
Portugal junta-se, assim, a um grupo de países de que fazem parte Dinamarca, Finlândia, Suécia, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Reino Unido, Irlanda e Estónia, e a que se juntaram também República Checa e a Polónia.
A entrada do nosso país foi acompanhada pela assinatura da posição conjunta sobre Inteligência Artificial, intitulada “Innovative and Trustworth AI: Two Sides of the same Coin”. Este documento, não oficial, defende a adoção de uma estratégia europeia comum para esta tecnologia, centrada na promoção da inovação e minimizando os riscos através da criação de uma estrutura regulativa clara, alinhada com os princípios éticos da União Europeia (UE).
André de Aragão Azevedo salientou o objetivo de “sedimentarmos o quadro normativo e de princípios em que a introdução da IA se deve concretizar”.