Portuense AcuRate faz crowdfunding para desenvolver o projeto
A AcuRate é uma plataforma criada por ex-alunos da Universidade do Porto para facilitar a análise de resultados de acupuntura e disciplinas relacionadas. Tem em curso uma campanha de crowdfunding para apoiar o desenvolvimento do projeto empresarial.
A AcuRate lançou uma campanha de crowdfunding para captar fundos para desenvolver a sua plataforma digital, um projeto baseado em recursos de inteligência artificial para a área da saúde e bem-estar que analisa e integra resultados de clínicas de acupunctura associadas ao projeto. O objetivo é receber os dados, organizá-los com IA e analisá-los utilizando métodos epidemiológicos contemporâneos.
A plataforma foi projetada para beneficiar acupuntores, profissionais de saúde, clínicas e pacientes. Os acupuntores e profissionais de saúde podem utilizar a plataforma para analisar dados de tratamento, comparar resultados com os seus pares, aceder a evidência mais recente e melhorar a tomada de decisões clínicas. Por sua vez, as clínicas podem otimizar a gestão das suas práticas e melhorar os resultados dos pacientes aproveitando os recursos e a comunidade da plataforma, enquanto os pacientes podem beneficiar de protocolos de tratamento aprimorados e resultados baseados em evidências facilitados e comprovados pela AcuRate.
“Queremos que os nossos clientes se mantenham informados sobre os melhores resultados da acupunctura, permitindo comparar os seus resultados e capacitando-os para atualizarem as suas práticas ou adquirirem as competências em falta”, explica a AcuRate.
A criação da primeira versão da plataforma e o algoritmo de análise está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. Posteriormente, no segundo semestre, a AcuRate prevê apresentar a primeira versão em teste Beta, para iniciar a comercialização em 2025
Criada por Maria Silva e Edmundo Cadilha, antigos estudantes do Mestrado de Educação para a Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), a AcuRate está empenhada em “trazer inovação à prática da acupunctura, tornando-a mais eficaz e acessível a todos. Com a nossa plataforma, não só capacitaremos os profissionais com dados clínicos relevantes, como também permitiremos tratamentos mais personalizados e eficazes para os pacientes”, explicam os seus responsáveis no site da campanha.
A AcuRate foi um dos projetos selecionados no último programa Santander X Explorer que, entre outas vertentes, apoia os jovens empreendedores a conseguirem visibilidade, parcerias e financiamento. Esta iniciativa apoia o projeto no lançamento da sua campanha de crowdfunding.
Neste momento, com o apoio de 16 contribuintes, já angariou 510 euros, numa meta de 5 mil euros. De acordo com a AcuRate, o financiamento será direcionado para desenvolvimento e a manutenção da plataforma; para criação de uma comunidade de profissionais de saúde que possam colaborar, partilhar conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento da plataforma; para a criação de parcerias; e divulgação e aumento da visibilidade do projeto e criação de campanhas de marketing online e presenciais.