PLEA quer capacitar as lideranças no domínio da Economia Azul

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) quer ajudar as empresas a tirar o melhor partido das potencialidades da economia ligada aos mares e oceanos.

Potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e recursos aquáticos, de forma sustentável e regenerativa, através da capacitação de pessoas com o conhecimento e as ferramentas fundamentais, é o objetivo do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA). A iniciativa, que cumpre a sua 9.ª edição, é promovida pela Economia Azul Centro de Competências e decorre de 19 e 22 de novembro.

A economia azul, refira-se foca-se no desenvolvimento sustentável e regenerativo das atividades em meio aquático (oceano, mares, rios e lagos). Inclui, entre outras, atividades económicas tradicionais e emergentes como o transporte marítimo e fluvial, os portos e logística, o turismo costeiro, a náutica de recreio, a indústria marítima, a energia renovável no oceano ou a biotecnologia azul. São atividades que, cada uma à sua maneira, enfrentam desafios associados à descarbonização, à digitalização e à circularidade, ao mesmo tempo que se apresentam como áreas de oportunidade para inovação, empreendedorismo, investimento e desenvolvimento de carreiras profissionais.

São estas oportunidades que o PLEA quer explorar com um programa desenvolvido de forma a abarcar o maior número possível de áreas relacionadas com a economia do mar. A abordagem escolhida passa por pilares como o direito, a caracterização dos setores de atividade tradicionais e emergentes, a identificação de desafios e oportunidades; a partilha de estratégias eficazes e boas práticas de planeamento, gestão e inovação; e a visão das atuais e futuras carreiras profissionais relacionadas com o oceano. Em suma, o Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul inspira-se nos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável – social, económico e ambiental – e visa capacitar os participantes com as ferramentas adequadas para tirar o melhor partido da economia azul.

Comentários

Artigos Relacionados