Paynest lança novo modelo de incentivo para reter talento inspirado nas grandes tecnológicas

Novo produto da start-up portuguesa permite às empresas oferecerem bónus num plano de retenção a longo prazo.

A Paynest, plataforma integrada que simplifica os processos financeiros entre empresas e colaboradores, lançou uma nova solução tecnológica que permite às empresas gerirem bónus de performance a longo prazo. Este produto, já implementado pela sociedade de advogados CCA Law Firm, é inspirado nas práticas de grandes tecnológicas e start-ups a nível mundial, indica a empresa em comunicado.

Para empresas que já oferecem stock options, ou que desejam simular um mercado interno de ações através da emissão de ações virtuais (phantom stocks), a aplicação da Paynest permitirá ao colaborador acompanhar em tempo real as suas unidades de participação, nomeadamente a sua valorização e evolução de acordo com a performance da empresa. A atribuição dessas compensações acontece em momentos estratégicos da jornada do colaborador, como na sua entrada, ao completar aniversários de contrato ou durante avaliações de desempenho.

Após um determinado período (de vesting) estipulado pela empresa, os colaboradores podem transacionar as suas ações virtuais – comprando/vendendo entre colegas – ou resgatar o valor disponível, semelhante ao funcionamento dos mercados financeiros. Assim, as empresas passam a dispor de um mecanismo para mostrar aos colaboradores o impacto tangível do seu trabalho na organização, recompensando-os diretamente e incentivando maior envolvimento e motivação ao longo do tempo.

No caso de prémios monetários, através da aplicação da Paynest, é possível realizar o levantamento total ou parcial do montante, conforme as condições definidas pela empresa (tempo ou objetivos). Esta flexibilidade no pagamento dos benefícios permite às empresas um maior controlo financeiro, ao mesmo tempo que valorizam e retêm o melhor talento.

Para Nuno Pereira, cofundador e CEO da Paynest, “este produto reflete a nossa missão de desenvolver soluções que ofereçam valor real, tanto às empresas como aos seus colaboradores. Inspirando-nos nas melhores práticas de grandes tecnológicas e startups, possibilitamos a criação de um sistema de incentivos transparente, dinâmico e alinhado com a performance da empresa. Esta é uma ferramenta poderosa para a retenção de talento e para a construção de uma cultura corporativa focada no crescimento mútuo.”

O primeiro cliente a implementar este novo produto foi a CCA Law Firm, que já disponibilizava antecipação salarial e coaching financeiro via Paynest, mas procurava novas estratégias para valorizar e reter os seus colaboradores. A sociedade de advogados esteve ativamente envolvida no processo de ideação e validação, numa colaboração que reflete a abordagem centrada no cliente adotada pela Paynest. Neste modelo, o valor do benefício está diretamente ligado aos resultados da empresa e dos seus clientes. “Em parceria com a Paynest, concretizámos a nossa visão de um sistema de incentivos verdadeiramente inovador, que alinha o compromisso dos colaboradores com o desempenho da sociedade”, afirma Domingos Cruz, Managing Partner da CCA Law Firm.

Os incentivos de longo prazo juntam-se, assim, à oferta modular da Paynest, que já inclui acesso flexível a salário, subsídios e comissões, gestão de despesas com reembolso imediato, cashback instantâneo e ferramentas de promoção de literacia financeira, como conteúdos exclusivos e coaching financeiro individual.

Comentários

Artigos Relacionados