Opinião
Pagamentos digitais: uma paisagem dominada por múltiplas opções

Nestes últimos anos, temos vindo a assistir ao aparecimento e ao desaparecimento de várias Wallets. Algumas Wallets, inclusivamente de empresas grandes, não tiveram adesão significativa.
Estas empresas, fizeram grandes investimentos no desenvolvimento das soluções tecnológicas e no final o retorno foi negativo. O público simplesmente não aderiu.
Se considerarmos estas novas contas bancárias, que se abrem online, como Wallets aí poderemos esperar um crescimento mais expressivo. Sobretudo, as camadas mais jovens aderem rapidamente a estas soluções. Torna-se prático para os pais terem a possibilidade de irem carregando as contas (Wallets) dos filhos e controlando mais facilmente os seus gastos.
Para o E-commerce também dá jeito ter uma destas contas (Wallets). Como praticamente todas disponibilizam o acesso a cartões de crédito, podemos fazer compras online, beneficiando de uma camada adicional de segurança. O limite é sempre o da conta (Wallet) e não o da nossa conta pessoal. Outra grande utilização destas contas (Wallets) é nos dispositivos móveis. Pela mesma razão, ficamos mais confortáveis em associar os dados da conta (Wallet) à Apple Store ou à PlayStore. O mesmo se aplica ao “Pay by Phone”, se pretendermos usar o Apple Pay ou Google Pay.
Todos os grandes players internacionais lutam por ter um método de pagamento revolucionário e inovador. Acreditamos que esse método ainda não foi descoberto, mas é possível que venha a assentar numa moeda digital regulada.
Os métodos de pagamento terão tendência a evoluir, como tudo o resto, acompanhando a evolução da tecnologia. Não quer isto dizer que os tradicionais métodos de pagamento não continuem a ser utilizados por muitos e bons anos.
A nossa geração está muito habituada ao multibanco. No mercado nacional ainda é uma vantagem competitiva ter este método implementado como meio de pagamento. A segurança deste método continua a ser quase imbatível quando comparada com as alternativas. Depois existe todo um “background” de tecnologia instalada e a funcionar bem. Temos uma quantidade enorme de plataformas de E-commerce com este método já integrado e com o tratamento automático dos pagamentos recebidos. Mudar isto tudo tem custos elevadíssimos e vai demorar o seu tempo. Até temos vindo a verificar um crescimento da utilização das referências multibanco no “B2B”, em detrimento da transferência bancária. Mais uma vez, pelas vantagens da automatização do tratamento, em “Real Time”, dos montantes recebidos.
Naturalmente, os novos métodos de pagamento começam agora a ter o seu espaço e vão retirando alguma quota de mercado ao multibanco. O MBWAY tem tido um crescimento consistente. Apesar de ter visto o seu nome associado a várias burlas, tornou-se extremamente popular entre os jovens. A transferência instantânea entre contas via MBWAY veio facilitar o nosso dia a dia em inúmeros aspetos.
Sendo um método com base tecnológica digital, torna-se fácil de integrar em múltiplas plataformas, com especial destaque para o E-commerce, onde já se encontra disponível em muitas lojas online.
Os novos métodos vieram para ficar, mas ainda utilizaremos os tradicionais por bastante tempo!