Os seis maiores negócios de 2018 do maior fundo de VC do mundo

Fique a conhecer os seis maiores negócios de 2018 do Vision Fund, o fundo de 100 mil milhões de dólares da multinacional japonesa Softbank.

Quase todas as semanas vemos o nome Softbank exposto nos órgãos de comunicação social internacionais. O fundo de venture capital de 100 mil milhões de dólares (≈86mM€) da multinacional japonesa, intitulado Vision Fund, faz correr tinta nos jornais há perto de dois anos, altura em que entrou em ação no mercado de investimentos.

As notícias mais recentes dizem respeito à provável entrada de cerca de 39 mil milhões de euros do fundo soberano da Arábia Saudita na firma liderada por Masayoshi Son. Outro assunto que deu que falar recentemente foi a possibilidade do Vision Fund voltar a investir na WeWork. Desta vez, segundo noticiou o The Wall Street Journal, a multinacional japonesa quer investir cerca de 17.2 mil milhões de euros na start-up focada em espaços de trabalho.

Estes foram, até agora, os maiores negócios de 2018 do Softbank – os dados são retirados da plataforma Pitchbook.

1. WeWork:
Apesar de ainda não ter sido fechado o negócio, visto que a nova injeção de capital tornaria a firma japonesa na acionista maioritária da start-up, sabe-se que há interesse de ambas as partes em realização uma nova injeção de capital. Na última ronda de investimento, a WeWork estava avaliada em perto de 18 mil milhões de euros, o que significa que – caso esta ronda seja fechada – a start-up vai atingir novos valores históricos.

A possível entrada de 17.2 mil milhões de euros do Softbank na WeWork traduz-se no gasto de 20% do fundo.

2 & 3. Opendoor / Compass:
A Opendoor e a Compass receberam, cada uma, um investimento de 344 milhões de euros. Ambas as start-ups operam uma plataforma online de imobiliário. O investimento da firma japonesa nestes dois projetos foi feito no mesmo dia – 27 de setembro.

4. DoorDash
O Vision Fund tornou a DoorDash, uma start-up de entrega de comida, num unicórnio. Isto aconteceu no dia 21 de março, quando o Softbank investiu perto de 460 milhões de euros na plataforma de food delivery.

5. Uber
Outro investimento na área de entrega de comida é o da Uber – que conta com o serviço Uber Eats. Aquela que já foi a start-up mais valiosa do mundo está atualmente avaliada em cerca de 62 mil milhões de euros. O Softbank já liderou várias rondas de investimento na plataforma de ridesharing norte-americana. A última foi em janeiro, quando a firma japonesa investiu 8 mil milhões de euros na Uber.

6. Wag
Da mesma forma que os condutores trabalham na plataforma da Uber, os babysitters de cães trabalham na Wag. Esta start-up, comummente conhecida como a Uber das pessoas que passeiam cães, recebeu um investimento de quase 260 milhões de euros. Atualmente, o projeto já se expandiu para grande parte dos estados norte-americanos.

Comentários

Artigos Relacionados