Opinião
Os embargos podem ser a arma secreta na sua estratégia de Relações Públicas

Enviar comunicados de imprensa com embargo é uma prática comum, e muitas vezes, altamente estratégica no mundo da assessoria mediática.
O embargo significa o envio da notícia de forma confidencial, antes desta se tornar pública. É uma estratégia que permite ao jornalista o acesso antecipado a notícias relevantes, sob a condição de divulgar a informação a uma data ou hora específica, com a finalidade de garantir uma cobertura coordenada.
São diversas as vantagens que os embargos podem apresentar, tanto para a sua organização, como para os jornalistas que os recebem. Conheça as principais e como pode enquadrar esta estratégia no seu próximo plano de comunicação corporativa.
Controlo sob a mensagem
Uma das maiores vantagens do embargo nos comunicados de imprensa é que permitem um controlo sob a narrativa. Ao partilhar o conteúdo antecipadamente, o jornalista tem mais tempo para ler e analisar a informação. Pode surgir a oportunidade de entrar em contacto com a organização ou profissional de Relações Públicas para colocar questões, entrevistar um representante da empresa, ou até fazer uma pesquisa aprofundada sobre o tema.
Em suma, este tempo alargado permite maximizar a compreensão da notícia por parte do jornalista e, muito frequentemente, resulta num artigo mais detalhado e preciso.
Aposta na relação com o jornalista / publicação
Os embargos acabam por ser um ato de confiança, que demonstram respeito e confiança, não só no trabalho, como também na ética do jornalista. Afinal de tudo, está a partilhar uma informação confidencial com um grupo exclusivo de profissionais de jornalismo. A lógica é semelhante às campanhas de descontos exclusivos a clientes VIP ou fidelizados. São uma excelente forma de construir e manter boas relações com jornalistas e/ou publicações.
Maximiza a cobertura
Ao partilhar uma notícia relevante sob embargo, que tem interesse para várias publicações, consegue maximizar a sua cobertura mediática. Se deseja disseminar a mensagem a um público amplo e diversificado, esta pode ser uma tática particularmente benéfica.
Para além disso, os jornalistas que respeitam o embargo têm ainda a oportunidade de receber informações exclusivas. Isto é algo que pode incentivar a uma cobertura mais favorável.
Os embargos vieram para ficar! Atualmente, continuam a desempenhar um papel fundamental na comunicação corporativa, desde que aplicados de forma estratégica. Por isso, na próxima vez que quiser enviar um press release, considere se esta estratégia pode vir a ser a sua arma secreta!