Os 16 líderes tecnológicos mais influentes e inspiradores, segundo especialistas do setor

Das “celebridades” da área, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, aos que ficam fora dos holofotes, não faltam nomes inovadores que mudaram o setor e o mundo.

Se perguntar a um grupo de líderes da área de tecnologia quem consideram ser o líder tecnológico mais influente da nossa época, irá ter as mais variadas respostas.

16 membros do Forbes Technology Council, também eles líderes de tecnologia bem-sucedidos, partilharam com a revista americana a sua escolha do líder tecnológico mais influente da nossa era. Seguem-se os eleitos.

1. Elon Musk
“Conheço o Elon Musk e considero-o influente por causa do grande número e variedade de empresas de tecnologia que iniciou e fez crescer. Ele influenciou tudo, desde escavar túneis de modo mais barato a ligar cérebros a máquinas, passando por lançamentos espaciais, carros elétricos, transporte rápido, e geração e armazenamento de eletricidade – tendo sempre a oportunidade de mudar radicalmente um mercado específico”.
– John Walsh III, Red Summit Global

2.Neil Gunther
Desenvolveu a lei universal da escalabilidade computacional – profundamente poderosa, não só explica os fatores por detrás da escala de sistemas computacionais como também a dinâmica subjacente às equipas ágeis e às organizações altamente escaláveis”.
– Sheldon Monteiro, Publicis Sapient

3. Antonio Neri
“O CEO da HPE é um visionário que apostou em mudar para o modelo“tudo como um serviço até 2022. Passar para uma organização inteiramente liderada por serviços e criar disrupção com uma década de modelo de vendas com base em hardware é uma jogada ousada. O historial de engenharia de Antonio Neri, a abordagem centrada no cliente e as aquisições estratégicas colocam a HPE à frente no mercado”.
– Jo Peterson, Clarify 360

4. Jack Dorse
“O CEO do Twitter é o líder tecnológico influente da nossa era. Criou grandes empresas de tecnologia como o Twitter e a Square, enquanto liderava o ataque à informação falsa nas redes sociais. O Twitter consegue fazer frente e impedir que notícias inflamatórias ou falsas se espalhem”.
– Umesh Vaidyamath, INSZoom.com, Inc.

5. Steve Jobs
“Acredito que o líder tecnológico mais influente da nossa época foi Steve Jobs. Pensava mais à frente e era inovador, tendo utilizado estratégias de negócio e de produto fora da caixa. Ele criou algo verdadeiramente único e estabeleceu crescimento para a Apple para os anos vindouros”.
– Marty Puranik, Atlantic.Net, Inc.

6. Meredith Whittaker
“A investigadora de inteligência artificial (IA) é o espinho da Big Tech – na melhor maneira possível. Após liderar manifestações na Google pela diversidade e responsabilização (“accountability”), reinventou-se na área de IA, elevando a consciencialização sobre o viés algorítmico”.
– Chris Turlica, MaintainX Inc.

7. Satya Nadella
“A sua crença no valor do cliente como estrela principal de tudo o que a Microsoft faz é uma mudança radical na cultura da multinacional e, pelo exemplo que é, de todo o setor tecnológico. É uma mudança do enfoque no eu para o outro, e um exemplo notável de como criar valor duradouro em cada área”.
– Jon Sobel, Sight Machine

8. Jack Ma
“Passou por muitos fracassos pessoais e na carreira antes de emergir como um líder tecnológico de nota. A capacidade de superar os infortúnios e ainda alcançar um dos papéis de liderança tecnológica mais influentes do mundo exige paixão, energia e o compromisso de seguir em frente, independentemente do que aconteça pelo caminho”.
– Jay Hakami, Sky I.T. Group

9. Jeff Bezos
“Ao olhar para todas as empresas, marcas e organizações com as quais interage diariamente, é difícil encontrar uma que Jeff Bezos não influencie, direta ou indiretamente. Pode não ter sido um profissional de tecnologia, mas influencia quase todos os setores, pelo que o considero o líder tecnológico mais influente da nossa época”.
– Magdiel Rodriguez, Alivi

10. Salman Khan
“O fundador da Khan Academy pode não ser um líder tecnológico óbvio, mas é a minha escolha para o mais influente porque usou a tecnologia para tornar o mundo um lugar melhor, ao levar educação às massas de forma gratuita. Atingindo 100 milhões de utilizadores por ano, o objetivo de Khan de “nivelar o campo” é a promessa do que a tecnologia pode ser: uma ferramenta para mudanças positivas”.
– Neelan Choksi, Tasktop Technologies

11. Tenente-general John “Jack” Shanahan
“O primeiro diretor do Joint Artificial Intelligence Center (JAIC) avançou com uma visão ousada: “transformar o Departamento de Defesa dos EUA através da IA”. Defendeu a ideia de que a futura segurança nacional e económica do país, bem como a preservação dos “direitos inalienáveis ​​de vida, liberdade e busca da felicidade” dependem da adoção da IA ​​em cada área do Departamento de Defesa americano”.
– Hassan Tetteh, Department of Defense Joint Artificial Intelligence Cente

12. Anne Wojcicki
“A fundadora do 23andMe mudou tudo ao colocar informação de saúde nas mãos dos indivíduos em vez de em pastas no arquivo dos médicos. Agora, com a indústria farmacêutica a deslocar-se para a medicina personalizada, a 23andMe está numa ótima posição, detendo uma enorme quantidade de dados que podem ser aproveitados para criar uma abordagem individualizada aos cuidados médicos”.
– Amy Czuchlewski, Bottle Rocket

13 Jack Welsh
“Enquanto ex-funcionário da GE, acredito que seja Jack Welsh. Ele alavancou a análise de dados para obter resultados de negócio com as iniciativas Lean Six Sigma (LSS). O LSS foi o idioma com o qual uma organização inteira de mais de 300 mil funcionários comunicou de forma bem-sucedida em todo o mundo”.
– Prashanth Southekal, DBP Institute

14. Alex Karp
“O que este guru tecnológico de bastidores faz vai tornar-se, a seu tempo, mais influente para todos. O seu trabalho na Palantir é uma abordagem revolucionária na comunidade tecnológica – para não mencionar as opiniões sobre transparência de dados. É um bárbaro no portão para esta geração de privacidade de dados”.
– Damian Ehrlicher, Protected I

15. Tobi Lutke
“É o CEO e cofundador da Shopify. Isto porque enquanto a Amazon tenta cimentar a sua liderança como o mercado do globo, o Shopify está a capacitar todas as outras pequenas, médias e grandes empresas para lançarem lojas de comércio eletrónico. A abordagem de Tobi Lütke à liderança centrada nas pessoas diferencia-o dos Jeff Bezos e Mark Zuckerbergs deste mundo”.
– Maddison Long, CloudOps

16. Líderes na economia de partilha
“A grande tecnologia define-se pela forma como mudou o modo como vivemos no mundo. Sou suspeito, mas o crescimento da economia de partilha é o que mais me inspira quanto às possibilidades da tecnologia. Na era do Covid-19, sei que há dúvidas sobre como este modelo de negócio irá evoluir, mas a perceção subjacente – de que a tecnologia permite abrir os nossos carros e casas uns aos outros – irá persistir”.
– Jody Kelman, Lyft

Comentários

Artigos Relacionados