EIT Digital Venture Incubation abre candidaturas para apoiar projetos de tecnologia digital

O programa Venture Incubation (antigo Venture Program) do EIT Digital está de regresso para apoiar projetos inovadores na área da tecnologia digital a passar da fase de protótipo à fase de investimento em menos de um ano. Há 30 mil euros em jogo.

Estão abertas as candidaturas à nova edição do EIT Digital Venture Program, agora designado como Venture Incubationuma iniciativa destinada apoiar projetos na área digital a entrar no mercado, através de mentoria, formação, acesso a uma rede global de investidores e especialistas do sector.

Projetado para os países Bálticos e do leste e sul da Europa, o EIT Digital Venture Incubation visa apoiar equipas empreendedoras em fase inicial na sua jornada para o mercado. Para participar não é necessário ter uma start-up formada, mas sim uma equipa de pelo menos dois indivíduos com uma ideia de negócio inovadora e um protótipo nos domínios digitais da Indústria, Tecnologia, Bem-Estar, Finanças ou Cidades.

As equipas escolhidas farão parte de um programa de pré-aceleração online e intensivo, com uma duração de oito semanas. Durante este período, receberão formação e orientação, especialmente focadas no desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (MVP), na constituição de uma entidade legal e na captação de investimento junto de potenciais investidores.

O programa inclui ainda eventos exclusivos, como Demo Days, onde as equipas terão a oportunidade de validar as suas soluções junto de investidores, potenciais clientes e especialistas da comunidade de tecnologia e empreendedorismo.

O Venture Incubation está dividido em três fases, cada qual com atividades e prémios distintos. Ao serem selecionadas, todas as equipas terão acesso a uma parcela inicial de 5 mil euros, caso completem o primeiro estágio, composto por dois bootcamps e mentoria especializada.

Outros 10 mil euros serão atribuídos às equipas que concluírem a primeira fase, apresentarem um Produto Mínimo Viável (MVP) forte e incorporarem a sua empresa no período estabelecido.

As primeiras empresas a receberem os primeiros 10.000 euros e a conseguirem financiamento ou tração comercial até 24 de novembro de 2024 terão a oportunidade de receber um prémio extra de outros 10.000 euros – caso tenham encontrado um investidor que tenha investido pelo menos 50 mil euros – e mais 5 mil euros – se alcançarem vendas de pelo menos 10.000€ ou obtido 200 utilizadores satisfeitos com a sua solução, refere-se em comunicado.

A BGI Sustainable Ventures será novamente responsável pela dinamização do EIT Digital Venture Incubation em Portugal. Na edição de 2023, participaram seis equipas: DeCarbon8+, Bots Ever, Veganistik, Hortee, Super Save e ESG Lake.

Até agora, o programa realizou cinco edições em Portugal, apoiando 34 projetos, dos quais 20 (59%) foram incorporados com sucesso e permanecem ativos. Exemplos incluem startups como FootAR, Full Venue, Volvero e Parqist.

As candidaturas para esta nova edição estão abertas até 28 de abril.

Comentários

Artigos Relacionados