Opinião

Os 15 anos do Facebook

Filipe Carrera*, coordenador da pós-graduação Marketing Digital, IPAM

O Facebook está a celebrar 15 anos. Se fosse uma pessoa, estaria na adolescência. Todavia, uma empresa que nasceu da imaginação e motivação de adolescentes, atingiu a sua maturidade e em certa medida já começou a sentir alguns efeitos da decadência associada à idade e à dimensão.

No início era apenas uma plataforma de engate dentro de uma universidade norte-americana, mas com o tempo tornou-se uma praça global onde mais de 2,2 mil milhões de pessoas (2018) se encontram diariamente para partilhar as suas pegadas digitais.

O Facebook entrou nas nossas vidas principalmente pela disseminação dos smartphones, com mais de 1,15 mil milhões de utilizadores a acederem desde dispositivos móveis em 2018, representando um aumento anual de 23%.

Através de crescimento orgânico e de aquisições icónicas (Instagram e WhatsApp), o Facebook tornou-se numa das maiores empresas do mundo, com a maior base de dados mundial de comportamentos e interesses, e uma das maiores fontes de informação do planeta.

Tal impulsionou o desenvolvimento extraordinário do tratamento e utilização de dados pessoais criando as condições para algumas perversões como sejam a manipulação massiva e o fenómeno das “Fake news”.

O Facebook está a ter dores de crescimento, mas as maiores ameaças não vêm das iniciativas regulatórias ou do abandono de utilizadores.

A maior oportunidade e ao mesmo tempo a maior ameaça chama-se Inteligência Artificial, o Facebook tem tudo para ser um vencedor nesta área, capacidade técnica e abundância de dados. No entanto, a China tem isso e muito mais, sendo que plataformas como o WeChat podem vir a destronar a médio prazo o Facebook, colocando-o no campo das memórias como o MySpace.

Mas nesse dia, todos os marketers e comunicadores deverão continuar a trabalhar e aprender a lidar com a constelação de plataformas Facebook, pois certamente nos próximos anos os seus clientes, potenciais clientes, eleitores, etc. irão lá estar.


*Filipe Carrera já fez centenas de apresentações em português, inglês e espanhol em cerca de 50 países, em quatro continentes, ajudando milhares de pessoas e organizações a vencerem num mundo cada vez mais global e social.
Foi distinguido com os prémios “Most Outstanding Trainer in Europe” e “Most Outstanding Trainer in the World” pela JCI. É ainda autor dos livros “Marketing Digital na Versão 2.0” (disponível em português), “Networking – Guia de Sobrevivência Profissional” (em português, espanhol, inglês, romeno e mongol) e “Comunicar 2.0 – A Arte de Comunicar no Século XXI” (também disponível em português, inglês, espanhol e mongol).

Comentários

Artigos Relacionados