Os 10 principais aceleradores da Europa

Com o intuito de ajudar os fundadores de start-ups tecnológicas a encontrarem o apoio dos aceleradores certos, a Startup Heatmap preparou um relatório anual e apresentou um ranking dos principais protagonistas no ecossistema europeu.
O relatório deste ano da Startup Heatmap apresenta alguns dados interessantes como o registo de uma maior mobilidade por parte dos fundadores europeus (mais 30%). De salientar que a internacionalização das start-ups europeias está mais rápida, já que 55% das start-ups do velho continente vão para outros países logo no primeiro ano.
Outra das conclusões foi que alguns dos principais hubs europeus, como Londres e Berlim, têm vindo a perder a sua força e os seus índices de popularidade são os mais baixos dos últimos quatro anos. Os fundadores confiam cada vez mais nas redes transnacionais, com a abrangência mais eminente entre Londres, Berlim, Barcelona, Paris e Lisboa.
Este ranking é baseado em mais de 1.400 votos de 750 entrevistados, incluindo fundadores e outros membros da comunidade tecnológica. Conheça quais os aceleradores que mais ajudaram as start-ups europeias no seu caminho para o sucesso.
1. Techstars London
Fundadores: David Cohen, David Brown, Brad Feld, Jared Polis
Ano da fundação: 2013
O Techstars é um acelerador de start-ups que liga fundadores a investidores, especialistas, líderes comunitários, mentores e alumni para que estes aumentem os seus negócios e consigam evoluir positivamente. Em 2013, o acelerador adquiriu a Springboard e lançou o primeiro programa internacional de aceleradores em Londres. Entre os antigos beneficiários deste acelerador estão Classpass, DataRobot, DigitalOcean, Outreach, Pillpack, Remitly, SalesLoft, SendGrid e Zipline.
2. Seedcamp
Fundadores: Reshma Sohoni, Saul Klein
Ano da fundação: 2007
O Seedcamp é um acelerador que apoia empreendedores de diversos setores e ajuda os fundadores das mais diversas áreas de atividade a estabelecerem ligações eficazes. Entre os antigos participantes do Seedcamp estão a Revolut, wefox, pleo, Transferwise, UiPath e muitos outros.
3. Station F
Direcção: Xavier Niel, Roxanne Varza
Ano da fundação: 2016
A Station F é um acelerador francês que oferece serviços dedicados às start-ups de tecnologia. O programa tem a duração de, pelo menos, três meses e as start-ups podem enviar no máximo 15 funcionários. A Station F oferece os melhores recursos e conhecimentos para ajudar os empresários a expandir as suas empresas. O portfolio da Station F inclui foodvisor, Vitality, wilov, SnapCall e muitas outras startups incríveis.
4. EIT Digital Accelerator
Direto do EIT Digital Accelerator: Dolf Wittkämper
Ano de fundação: 2012
Um dos principais aceleradores da Europa, o EIT Digital Accelerator fornece apoio personalizado de crescimento para odesenvolvimento das start-ups tecnológicas europeias, ajudando as jovens empresas a encontrar clientes internacionais e a aumentar o capital. Desde 2012, o acelerador apoiou mais de 300 start-ups que receberam financiamentos de 800 milhões de euros, com mais de 110 milhões de euros fornecidos diretamente pelo acelerador. Recentemente, mais dez start-ups entraram no seu programa, ao serem seleccionadas através do EIT Digital Challenge – por exemplo, Wonderflow, Oculavis, Sidekickhealth, Zelros e QuoScient. O EIT Digital Accelerator foi reconhecido como o “World’s Top Public Business Accelerator” pela UBI Global.
5. Techstars Berlin
Gestor do programa: Vera Montacuti
Ano da fundação: Alemanha em 2015
Berlim é um dos ecossistemas de start-ups que mais cresce na Europa, não obstante estar a perder alguma popularidade. A cidade atrai não só fundadores de toda a Europa, mas também investidores e aceleradores para apoiar as start-ups e ajudá-las a crescer. Desde 2015, a Techstars Berlin ajudou mais de 100 start-ups a obterem sucesso. Em 2019, a Techstars Berlin investiu em Anytype, Cassiopeia, Eversend, hiveonline e outros.
6. Founders Factory
Fundadores: Brent Hoberman, Henry Lane Fox
Ano da fundação: 2015
Este acelerador foi criado para ajudar as start-ups em fase inicial a tornarem-se empresas sustentáveis e viáveis. O acelerador desenvolveu um modelo exclusivo de programa de aceleração para ajudar as start-ups a encontrar rapidamente o seu mercado/produto. O acelerador já tem uma equipa de 70 especialistas digitais em Londres que dão suporte prático à start-ups do programa. Os alumni da Founders Factory incluem Aviva, Sampler e ChargedUp, entre outros.
7. Axel Springer Plug and Play
Managing Director: Jörg Rheinboldt
Ano da fundação: 2013
O Axel Springer Plug and Play desenvolveu um programa de aceleração de 100 dias, fornecendo às start-ups um espaço para trabalhar, encontrar oportunidades e financiamento. Mesmo após o programa de 100 dias, o acelerador continua a apoiar as start-ups e ajuda os empreendedores ao longo do seu percursoj. O Axel Springer Plug and Play junta empresas com clientes, investidores e mentores. Algumas start-ups notáveis que fazem parte do portfólio do acelerador incluem InStaff, Milo Networks, Orat.io, ShareTheMeal, etc.
8. TheFamily
Fundadores: Alice Zagury, Nicolas Colin, Oussama Ammar
Ano da fundação: 2013
TheFamily é um acelerador que permite às novas start-ups contatarem facilmente com outros fundadores de sucesso, os principais players do setor e mentores. Este acelerador ajuda as start-ups a gerir os rebuliços dos primeiros tempos de atividade e a prosperar. Algumas start-ups apoiadas pelo TheFamily são Agricool, HealthCube, FretLink, jow, PayFit.
9. 50 Partners
Fundadores: Charles Fourault, Jerome Masurel
Ano da fundação: 2012
50 Partners é um programa de apoio a start-ups criado por 50 empreendedores experientes. Os parceiros envolvem-se financeira e operacionalmente com as start-ups do programa através de sessões de orientação e ajudam-nas a encontrar financiamento. 50 Partners ajuda essencialmente empreendedores de tecnologia B2B e B2C. Animaute, Biomede, botmind, Cleany, brigad são algumas start-ups apoiadas por este acelerador.
10. hub:raum
Ano de fundação: 2012
O hub: raum é a incubadora de tecnologia da Deutsche Telekom, que liga as start-ups em fase inicial com a principal empresa europeia de telecomunicações. O acelerador hub: raum promove a transferência de inovação e cria novas oportunidades de negócios para aceleradores e start-ups. Estas start-ups usufruem de investimentos sementes, programas de co-inovação e atalhos para ativos, conhecimento e clientes da empresa de telecomunicações. Já trabalhou com centenas de start-ups em Berlim, Tel-Aviv e Cracóvia e investiu em CloudStorm, Twyla, etc.