Start-up de base tecnológica e concept store dão nova vida às antigas Galerias Coimbra

Ao fim de quase quatro anos incubada no Instituto Pedro Nunes, a The Loop Co. decidiu fixar-se numa das praças mais icónicas da cidade de Coimbra, o número 50 que foi outrora ocupado pelas Galerias Coimbra.

Noutros tempos, o número 50 da Praça do Comércio, em Coimbra, foi ocupado pelas Galerias Coimbra, um negócio de família. O edifício foi, entretanto, renovado e ganhou agora uma nova vida. O mesmo espaço que alberga a The Loop Co., uma start-up de base tecnológica, abre também as portas a um restaurante e a uma concept store, onde se respiram novas tendências e o glamour do design retro.

A The Loop Co. decidiu fixar-se numa das praças mais icónicas da cidade. Esta empresa multiproduto, que se desenvolve em três setores – economia circular, impacto social e desenvolvimento de soluções tecnológicas – mudou-se para a Baixa de Coimbra e trouxe vizinhos que, à primeira vista, não têm qualquer ligação.

“Decidimos mudar-nos para o edifício das antigas Galerias Coimbra, que foi reabilitado para fazer jus à nossa veia circular e contribuir para a revitalização de uma área da cidade deixada para trás nos últimos anos. Ao mesmo tempo, esta nova fase em que temos casa própria é também uma forma de retribuir o apoio que recebemos nos primeiros tempos da nossa start-up, ajudando outros projetos a dar os primeiros passos num espaço de co-work”, explica Bernardo Parreira, cofundador e CEO da The Loop Co, em comunicado.

Além dos escritórios, a empresa tem um espaço destinado a outras start-ups em crescimento e um espaço de inovação, dedicado à economia circular. No mesmo edifício, é ainda possível almoçar, cortar o cabelo, fazer uma tatuagem, encontrar um presente original ou até mesmo aproveitar o final da tarde num rooftop com vista para a centenária universidade. Tudo graças à Coola Boola, uma concept store que quer proporcionar uma oferta cultural heterogénea aos locais e aos 500 mil visitantes que anualmente passam por Coimbra.

Depois de ultrapassar um período de desertificação, a Baixa de Coimbra está a recuperar o dinamismo de outros tempos e representa agora um local privilegiado da cidade, onde se misturam serviços, séculos de História, cultura, espaços verdes, locais de lazer e inovação tecnológica.

Comentários

Artigos Relacionados