Rio de Janeiro recorre a drones para reflorestar os morros  

O Brasil está a usar drones para reflorestar as zonas verdes. A iniciativa está a decorrer nos morros e colinas da cidade do Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro a tecnologia está a ser usada ao serviço do ambiente, concretamente para recuperar o verde das colinas/morros da cidade, numa combinação única de engenharia florestal, visão computacional e drones.

O projeto implementado pela Morfo, uma start-up brasileira que restaura ecossistemas florestais nativos (para maximizar os benefícios ambientais, sociais e económicos), consiste na utilização de drones que têm a capacidade de chegar a zonas íngremes e de difícil acesso, normalmente inacessíveis através de outros meios, para ali libertar sementes utilizando esta tecnologia de dispersão de sementes de última geração.

O processo não é aleatório. Antes pelo contrário. Antes de qualquer etapa de reflorestamento, os investigadores da Morfo analisam a área selecionada, a qualidade do solo e quais as plantas mais adequadas e com melhor capacidade de sobrevivência. Concluída esta fase, a inteligência artificial calcula onde devem ser colocadas as sementes e quantas.

O drone consegue disseminar 180 cápsulas de sementes por minuto, número substancialmente maior do que mãos humanas conseguiriam realizar. Um único drone pode cobrir até 50 hectares numa semana, uma tarefa que levaria muito mais tempo se fosse feita localmente por uma pessoa. O método usado pela Morfo, além de permitir que o plantio seja realizado 50 vezes mais rápido do que uma solução convencional de restauração de ecossistemas, não implica que as plantas passem por meses de crescimento em viveiro.

Este projeto arrancou em janeiro deste ano e insere-se num conjunto de medidas ecológicas adotadas pelas autoridades locais, como a instalação de pontos de hidratação, a prevenção da expansão de áreas de risco e a criação de corredores verdes entre unidades de conservação. As ondas de calor que se fizeram sentir em novembro de 2023, e os indicadores climáticos preocupantes que atingem o Rio de Janeiro, fizeram acelerar a implementação destas medidas.

A solução de dispersão de sementes com drones, realizada pela Morfo, faz parte desta iniciativa para restauração de ecossistemas e revela o compromisso do Rio de Janeiro com um desenvolvimento urbano sustentável e consciente dos crescentes desafios ambientais.

Comentários

Artigos Relacionados