Se gosta de música, certamente irá encontrar um festival à sua medida. Desde espetáculos com grandes talentos nacionais a eventos inscritos no calendário internacional, haverá sempre um programa em alguma parte do país que o irá agradar.

Quem disse que os empreendedores não vão aos festivais de música? Depois de dois anos consecutivos de cancelamentos e adiamentos, os festivais de música de verão estão de volta a Portugal.

Para o ajudar a escolher, a Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, decidiu procurar os festivais mais populares em Portugal. Recorrendo às pesquisas do Google, classificou os festivais pelas suas pesquisas anuais.

O  ranking foi elaborado através dos dados do site Festivals United, bem como dos sites oficiais dos festivais de música. Foram recolhidas informações sobre todos os festivais de música listados no Festivals United, tendo sido ordenados segundo o número de pesquisas anuais pelos portugueses. Em caso de empate foram analisados os preços dos bilhetes. Com uma classificação de um a dez, a Holidu enumerou os 10 festivais mais procurados pelos portugueses em 2022.

1. Nos Alive – 27 100 pesquisas no Google
Oficialmente o festival mais popular em Portugal, com 27 100 pesquisas no Google. A sua primeira edição foi em 2007 e contou com nomes conhecidos da música internacional como: Pearl Jam; Linkin Park e The White Stripes. O festival alcançou uma popularidade considerável dentro e fora de Portugal, com a revista britânica NME a nomeá-lo como um dos 12 principais festivais europeus em 2009.
Data: 6 a 9 de julho

2. Meo sudoeste – 12 100 pesquisas no Google
Em segundo lugar encontramos o Festival Meo Sudoeste, com 12 100 pesquisas anuais. Este festival ocorre no verão entre 2 a 6 de agosto, reunindo artistas de renome de vários estilos musicais que vão desde o reggae ao rock, passando pela música eletrónica ou mesmo pelo fado. Muitos dos festivaleiros acampam durante estes dias para usufruir de toda a experiência que é este festival.
Data: 2 a 6 de agosto

3. Super Bock Super Rock – 8100 pesquisas no Google
Para fechar o pódio, surge o Super Bock Super Rock. A sua primeira edição ocorreu em 1995, contando com The Cure, GNR, Faith No More, entre outros. Era, sem dúvida, um festival virado para o rock tal como o nome o indica. Ao longos das edições mudou o seu género musical e hoje dá destaque desde o hip hop ao indy. Pode contar com três dias de muita música, atividades e uma localização espetacular, explica a Holidu.
Data: 14 a 16 de Julho

4. Meo Marés Vivas – 4400 pesquisas no Google
Em quarto lugar surge o Meo Marés Vivas que se apresenta como “o maior festival de música no Norte do País”. Ao longo dos anos foi aumentando a sua popularidade entre os portugueses, mas também a nível internacional. Este ano conta com um dos maiores nomes da música, Bryan Adams que atua no dia 15 de julho, primeiro dia de festival, e conta também com um dos nomes mais internacionais do funk, Anitta, que sobe a palco no dia 17.
Data: 15 a 17 de julho

5. Rfm Somnii – 4400 pesquisas no Google
“O maior sunset de sempre” é assim que o Rfm Somnii se apresenta. Com 4400 pesquisas no Google percebemos rapidamente a sua quinta posição no ranking. “Por um bilhete diário pode pagar 37,10 euros, mas confie em nós quando dizemos que vale a pena”, garante a Holidu. O cartaz para 2022 conta com grandes nomes como Alan Walker, Diego Miranda e Kura.
Data: 8 a 10  de julho

6. Rock in rio Lisboa – 3600 pesquisas no Google
Em sexto lugar surge o Rock in Rio Lisboa com 3600 pesquisas. Mais do que um festival, o Rock in Rio é uma experiência de entretenimento. Os fãs podem desfrutar de dezenas de atrações e experiências, especificamente criadas para festivaleiros. Desde tirolesas que passam por cima do público durante um concerto, a uma Roda Gigante com vista sobre a Cidade do Rock e de Lisboa e à possibilidade de nadar numa piscina durante a tarde, tudo é permitido na cidade do Rock.
Data: 18, 19, 25 e 26 de junho

7. Sumol Summer Fest – 3600 pesquisas no Google
Trata-se de um festival à beira-mar realizado na Ericeira. Reúne elementos da cultura do surf e do skate, e conta com um alinhamento de estrelas da música pop e dance music. Piruka, Burna Boy, Nenny, “Eixo Norte-Sul” são alguns dos nomes que mais sobressaem no cartaz do Sumol Summer Fest.
Data: 1 e 2 de julho

8. NOS Primavera Sound Porto – 2400 pesquisas no Google
No oitavo lugar, com 2400 pesquisas, encontramos o NOS Primavera Sound. O festival apresenta todos os géneros, incluindo pop, indie, rock e as tendências mais underground da música eletrónica e da dança. Todos os anos o festival cresce em popularidade, atraindo cada vez mais estrangeiros e a atenção dos media internacionais. Um fator muito importante ao seu crescimento é a sua localização, no parque da cidade do Porto, onde natureza e a música se encontram. Alguns dos maiores nomes  confirmados para 2022 são Gorillaz, Interpol, Tame Impala e Beck.
Data: 9 a 11 de junho

 9. Vodafone Paredes de Coura – 1600 pesquisas no Google
O Vodafone Paredes de Coura ocupa o penúltimo lugar da classificação da Holidu, mas não pode ser ignorado. Localizado na Praia do Taboão, em Paredes de Coura, este festival tem uma energia única carregada de positividade, boa onda e amor. O rock alternativo, eletrónica e pop são os géneros de música mais populares no festival. Como decorre em agosto, espera-se muito calor, mas pode ir sempre dar um mergulho para se refrescar enquanto ouve a sua banda favorita.
Data: 16 a 20 de agosto

10. NEOPOP Electronic Music Festival – 1300 pesquisas no Google
Em último lugar, surge o NEOPOP Eletronic Music Festival com 1300 pesquisas no Google. Este festival não é para todos, dado que se foca na música eletrónica e techno. O NEOPOP Eletronic Music Festival consegue atrair os maiores nomes da música eletrónica como: Amelie Lens, Nina Kraviz, Ricardo Villalobos e Richie Hawtin.
Data: 10 a 13 de agosto

Comentários