Oportunidades pós Covid-19 que deve começar já a trabalhar

O mundo está virado do avesso, perplexo perante uma inesperada crise mundial.  Mas é importante perspetivar soluções e desenvolvimentos para o pós-Covid. Os empreendedores devem focar-se e pensar como podem melhorar o seu SEO.

Quando o “novo normal” chegar, nada será como antes, dizem os especialistas, mas as empresas que conseguirem enfrentar esta crise e planear estrategicamente o seu percurso ficarão mais fortes e estarão prontas para uma recuperação mais rápida.

Para começar a planear estrategicamente o pós-COVID-19, o Search Engine Journal avança algumas ideias sobre o que podem ser oportunidades para os empreendedores e nas quais devem começar já trabalhar, concretamente, para melhorar o SEO, para criar leads e vendas. Mesmo neste contexto existem oportunidades e é preciso saber onde procurar, como destaca aquele site.

  1. Conhecer as tendências do Google Trends

Milhares de pessoas estão em casa e por isso estão a pesquisar online. Assim, pode monitorizar o Google Trends sobre as novas perguntas ou tópicos que as pessoas estão a colocar sobre um setor de atividade específico durante este período. Ao ter acesso a estes dados pode começar a reconhecer tendências relevantes para as áreas de negócios onde atua, e assim começar a criar conteúdos sobre esses mesmos tópicos. Quando as vendas retomarem, a empresa estará pronta. O conteúdo estará lá fora, transformando-se nos recursos necessários para as pessoas. Assim, ao melhorar o SEO traz mais tráfego para o site.

  1. Monitorizar regularmente Google Search Console 

É importante monitorizar de forma mais regular o Google Search Console ou outras ferramentas semelhantes no que diz respeito a alterações de palavras-chave. Nos momentos em que há uma grande procura, ou em que esta muda radicalmente, percebem-se as mudanças no interesse da pesquisa e na intenção do utilizador nas suas consultas individuais. Se não estiver atenta, a empresa pode perder a oportunidade de mudar a sua abordagem.

  1. Criar conteúdos

O comportamento do consumidor está a mudar, e esta pandemia fará com que os estes pesquisem e se comportem de forma diferente. Se a equipa da empresa está com menor fluxo de trabalho, então há que aproveitar esse tempo para começar a escrever e preparar conteúdos. E embora este conteúdo não seja convertido a curto prazo, pense em como levar os consumidores ao funil de vendas para apresentar os produtos e serviços para necessidades futuras. Ao ter um stock de conteúdos prontos e publicados com antecedência, a empresa ficará em vantagem face à concorrência.

  1. Pensar nas iniciativas de férias e no 4.º trimestre

Não é possível saber durante quanto mais tempo a pandemia vai durar. De qualquer forma, ainda estamos longe de uma melhoria económica. Sabendo de antemão que os resultados do primeiro e segundo trimestres serão inferiores ao inicialmente previsto, as empresas devem começar a planear já como vão tentar recuperar na segunda metade do ano. Para quem atua no comércio eletrónico é importante planear já momentos como o Black Friday ou o Natal.

  1. Contratar os melhores recursos humanos em SEO

A crise Covid-19 está a levar ao encerramento de muitas empresas o que significa que muitos recursos humanos de alta qualidade ficarão no mercado, inclusive os recursos em SEO. Por isso, se está a contratar, então deve começar o processo agora. Isto mostra que está numa posição forte, o que atrairá os melhores recursos. A equipa de RH deve estar ativa no LinkedIn e ficar atenta às ofertas. E mesmo que não esteja a contratar neste momento, esta pode ser uma oportunidade para fazer ligações e iniciar contactos.

  1. Adotar novas estratégias de conteúdo

As oportunidades podem estar também no facto de, nesta fase, as pessoas despenderem mais tempo a transmitir e a assistir conteúdos no YouTube, por exemplo. As empresas podem desenvolver mais conteúdo vídeo para tirar partido essa nova realidade. Devem analisar o conteúdo desenvolvido anteriormente com mais impacto e redirecioná-lo para o formato vídeo.

  1. Ter atenção aos dados

Tal como na análise das tendências através do Google Trends, consoante o setor onde opera, a empresa deve estar atenta e analisar os dados no caso de ver um aumento no tráfego do seu site. Embora este tráfego possa não se transformar em leads ou vendas, o aumento das pesquisas e das visitas pode oferecer ótimas informações sobre as páginas que têm mais tração ou se há alterações ao que acontecia anteriormente. Aproveite esta altura para promover um método sistematizado de recolha de dados e estudar profundamente o seu site.

  1. Pensar no futuro

Para os profissionais de marketing esta fase deve ser vista para usar o tempo com sabedoria. A empresa deve usar este período para atualizar o site com novas imagens ou fotografias, verificar a estrutura de URL ou perceber como é de facto a experiência do utilizador quando visita o site e garantir que o conteúdo é fácil de encontrar. Algumas destas ações podem exigir o recurso a outsourcing, o que também pode ser uma forma de ajudar os seus parceiros num período de incerteza. Também pode aproveitar esta fase para promover a formação interna através de e-learning e, assim, melhorar os conhecimentos das equipas.

Comentários

Artigos Relacionados