Retirar técnicas de liderança de um videojogo Fortnite pode parecer pouco convencional, mas na realidade pode transformar-se num modelo útil para os líderes de negócios.

Provavelmente está longe de imaginar que o videojogo Fortnite, atualmente com milhões de jogadores em todo o mundo, poderá ser uma boa metáfora de como os líderes de negócios devem abordar a mudança na liderança na era digital.

A atualidade exige uma nova abordagem para mudar para uma liderança que reconheça e aproveite a importância da colaboração, da flexibilidade e da velocidade. É assim que Fortnite é jogado. Permite que o jogador cumpra missões excecionalmente difíceis, num ambiente extremamente competitivo…. e ainda se divirta a fazê-lo.

Os líderes das empresas de desenvolvimento de videojogos entendem os paralelismos da jogabilidade e mudam a liderança numa economia digital. “Assim como no jogo Fortnite”, explicou Alexander L. Fernandez, CEO da Streamline Media Group, Inc., “as pessoas podem vencer nos seus negócios ou funções quando têm uma comunicação dinâmica, frequente que ajuda a identificar a liderança orgânica para impulsionar a mudança”.

Eis alguns dos princípios do Fortnite, que também podem ser princípios de liderança:

A liderança é dinâmica e hábil. Em Fortnite, o líder forma um esquadrão e os coloca na batalha. Depois disso, a liderança muda conforme o jogo avança. Uma pessoa pode ser o melhor atirador. Outro colega de equipa pode ser o melhor construtor e, ainda assim, outro pode ser excelente em detetar problemas e oportunidades.

Hierarquias rígidas são muito lentas e ineficazes para acompanhar o ritmo atual de mudança. Os líderes devem reconhecer e adotar essa abordagem flexível para liderança. Devem ser capazes de desenvolver um plano de jogo ágil e estarem dispostos a ajustá-lo dinamicamente todos os dias, se necessário, para corresponder (ou antecipar) o ritmo da mudança.

Dimensão global. O jogo principal que você vai jogar no Fortnite é um jogo de 100 pessoas, onde competidores e os companheiros de equipa vêm da Ásia, Europa, África, Oriente Médio e Américas – um verdadeiro esforço global.  A maioria das cadeias de logística é global e requer os melhores talentos em todo o mundo. Conseguir os melhores jogadores (funcionários ou fornecedores) é sempre importante.

A colaboração leva à vitória. A colaboração numa equipa Fortnite não é opcional. Por exemplo, você deve ajudar os seus companheiros de equipa se eles estiverem gravemente feridos. E essa ajuda estende-se a quase todos os aspetos do jogo e todos sabem que seus companheiros devem ser bem-sucedidos se a equipa tiver hipótese de vencer. Os líderes devem modelar a colaboração em todos os aspetos e reconhecer os membros de sua equipa que são bons colaboradores.

Dados e ação estão ligados. As análises detalhadas ajudam os jogadores a saber como estão a progredir e como o jogo está a avançar. Cada jogador deve ter conhecimento de dados. A ação direta e decisiva é o resultado imediato da análise de dados históricos e em tempo real. Os líderes devem investir na obtenção de dados sobre a eficiência de novos processos de mudança para usar essas informações e tomar decisões rápidas de liderança de mercado.

Aprender não é um custo indireto. Cada jogador deve aprender novas capacidades e melhorar as existentes em cada partida. Pessoas que aprenderam facilmente derrotam aquelas que não o fizeram. Aprender é crucial se você deseja competir. O mesmo se aplica a qualquer negócio. As capacidades devem ser atualizadas para que qualquer empresa possa competir com sucesso num ambiente de negócios impulsionado digitalmente. Por exemplo, os líderes devem aprofundar a consciência entre os membros da equipa sobre o poder dos algoritmos e seus impactos multifuncionais horizontais.

As ferramentas certas. O Fortnite possui uma variedade de armas, cada uma das quais com classificação de eficácia, velocidade de tiro e distância, entre outras características. Você não pode vencer alguém que tem uma arma de ouro se você tiver apenas cinza. As equipas precisas das “armas” certas para vencer. O que pode incluir tudo, desde um novo software de análise a tecnologia 3D para pesquisas eficazes sobre o novo cliente, ao talento certo.

Agir rapidamente. Para vencer, você deve observar a localização e a força de 96 outros jogadores. E você também precisa reagir rapidamente para vencer, de agir imediatamente. Os gestores da cadeia de logística devem liderar a estratégia da empresa ou pelo menos ser um membro da equipa de planeamento estratégico.

Comunique e celebre. As boas equipas Fortnite têm uma cultura de comunicação. Eles apontam ameaças e reagem rapidamente. E quando atingem uma meta ou uma vitória, comemoram. Os líderes da cadeia de logística precisam de aumentar a frequência da comunicação para obter dados em tempo real sobre os processos de forma a evitar erros e melhorar a eficiência dos processos, além de melhorar a entrega.

Comentários