O que fazer para que a cultura empresarial e a retenção de funcionários não sejam um problema
Cada vez mais os líderes empresariais encaram a retenção de funcionários e a cultura da empresa como um problema “urgente” a resolver. A tarefa nem sempre é fácil, mas o Entrepreneur avança algumas sugestões.
A cultura de uma empresa pode influenciar diretamente a retenção dos colaboradores, especialmente aqueles que fazem parte da geração millennial, muitas vezes difíceis de manter. Para compreender o seu impacto na performance da empresa, e implementar algumas medidas para ajudar a contornar este problema, o Entrepreneur avança algumas dicas que pode pôr em prática.
1. Foque-se nos valores – A geração Baby Boomer e grande parte da Geração X facilmente faz algo porque o chefe pediu para fazer. Já os millennials não parecem trabalhar da mesma forma. Preferem fazer algo que marque a diferença do que algo que lhes dê mais dinheiro.
Tendo em conta que hoje em dia a maior parte da comunidade profissional é composta por millennials, se os valores da sua empresa se focarem em fazer o máximo dinheiro possível, provavelmente não serão do agrado de muitos. Veja-se o exemplo da Google em que os funcionários são motivados não apenas com o salário, mas também com flexibilidade e com um sentimento de diferença.
2. Ter visão criativa
A nova geração de funcionários não tem interesse em repetir as mesmas tarefas, todos os dias. Ter uma visão criativa para a sua empresa é uma boa estratégia para atrair colaboradores. Um dos motivos que leva as empresas a perderem a sua criatividade é o facto de não terem tempo para se dedicarem a coisas novas. Se está a perder funcionários, dê um passo atrás e pense na sua criatividade.
3. Adicione diversão ao trabalho
Divertir-se não significa necessariamente não trabalhar. Faça com que quem trabalha consigo seja apaixonado pelo que faz ao mostrar que também o é. Pense em novas formas de realizar tarefas e de formar uma comunidade dentro do local de trabalho. Passar tempo com pessoas de quem gostamos de fazer algo é um dos fatores de sucesso das grandes empresas.
4. Determine expetativas
Grandes empresas não intimidam os seus colaboradores a trabalhar o máximo que podem. Dê aos funcionários motivos para quererem fazer o seu melhor e trabalhar para os mesmos objetivos. Não lhes peça para fazerem o que não quer fazer. Não se esqueça que a cultura da sua empresa é uma reflexão sobre si e a retenção de funcionários depende de quem quiser ser.